Imprima essa Página Mídia Mundo

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Prisão do ex-presidente surpreendeu os impressos

 

Um dos dias mais esperados pela esquerda brasileira - a prisão de Jair Bolsonaro - não foi para as capas de jornais como sonhado. Talvez por ter sido decretada no fim da tarde, talvez por receio das empresas de comunicação.

Extra (Rio de Janeiro, RJ) foi quem utilizou melhor a primeira página. Mas foi pouco. Quem sabe quando Bolsonaro acabar em uma cela os impressos se recuperam.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Quem lê tanta notícia?

 

Há uma máxima entre os estudiosos da comunicação, que diz que "menos é mais". E que por isso as novas gerações preferem textos curtos e sintéticos a longas reportagens. Isso explica também a desinformação generalizada, é verdade.

O Globo (Rio de Janeiro, RJ) saiu ontem com 524 páginas! Mais do que a maioria dos livros encontrados nas melhores livrarias do ramo. Nada menos do que 72 páginas da edição dominical, 116 da Revista Ela e mais 336 dos cadernos especiais, comemorando os 100 anos do jornal.

Se alguém decidir conferir as 524 páginas terá leitura até o próximo domingo, certamente. 

Certa vez o colunista Elio Gaspari entrevistava o histórico secretário do Partido Comunista Italiano, Enrico Berlinguer, para o Jornal do Brasil. O político quis saber um pouco mais do JB, então um dos grandes jornais brasileiros. "Quantas páginas tem o JB?", perguntou o secretário. "Normalmente 48", respondeu Gaspari. E então Berlinguer comentou: "48? E quem lê tudo isso?"

É muito bom que o impresso tenha edições comemorativas. Mas é preciso entender as características da audiência.

sábado, 19 de julho de 2025

Cobertura modesta dos impressos

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro está utilizando tornozeleira eletrônica. Isso equivale a ser preso.

Mas parece que a grande mídia não entendeu o tamanho do fato - ou prefere passar pano para o líder da direita. A cobertura foi muito mais modesta do que quando o atual presidente Lula acabou na cadeia. Basta comparar as capas.

Entre todos os impressos burocratizados, duas honrosas exceções - por sinal, bem parecidas.

O Povo (Fortaleza, CE) e Estado de Minas (Belo Horizonte, MG) vão direto ao ponto.



sábado, 28 de junho de 2025

Como não dizer nada em uma manchete

 

O jornal A Tarde (Salvador, BA) se superou em manchete que não diz absolutamente nada ao leitor.

O Brasil tem 27 Unidades Federativas (26 Estados e o Distrito Federal). Você é notícia quando está em primeiro ou em último lugar no ranking dos estados. Se estiver no meio é o que se chama "normal", ou seja, não merece sequer poucas linhas - não é notícia.

Mas para A Tarde ser décimo colocado entre 27 é motivo de manchete.

Desse jeito o jornalismo vai sumir na Boa Terra.

domingo, 8 de junho de 2025

A Colômbia se une pela democracia

 

O atentado contra o pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe chocou o país. Fez a população recordar os tempos de Pablo Escobar e do poder paralelo do narcotráfico (que, aliás, assassinou a mãe de Uribe nos anos 90).

Não há espaço para golpes. Não há espaço para ditaduras. Não importa a ideologia.

El Espectador (Bogotá, Colômbia) saiu com uma edição extra traduzindo os tiros em Miguel Uribe como Ataque contra a Democracia.

Merece aplausos.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

O impresso está longe de morrer

 

Agora foi a Microsoft que se rendeu ao impresso. A gigante de tecnologia e software acaba de lançar Signal, uma revista trimestral de alta qualidade.
Será um produto para comprar, ler e guardar.

O movimento da empresa de Bill Gates não é isolado, outros produtos impressos têm aparecido - sempre com o perfil de qualidade.

Se o jornal diário impresso está em baixa, as revistas bem escritas e super bem desenhadas estão recuperando o espaço.



domingo, 1 de junho de 2025

Duas visões de uma mesma goleada

 


PSG 5 x 0 Inter de Milão.
Esse foi o placar da grande final da Champions League, da Europa.
Um massacre.

No dia seguinte, as capas de L'Equipe (Paris, França) e La Gazzetta Sportiva (Milão, Itália) mostram como cada país recebeu o resultado.