Imprima essa Página Mídia Mundo: Quem lê tanta notícia?

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Quem lê tanta notícia?

 

Há uma máxima entre os estudiosos da comunicação, que diz que "menos é mais". E que por isso as novas gerações preferem textos curtos e sintéticos a longas reportagens. Isso explica também a desinformação generalizada, é verdade.

O Globo (Rio de Janeiro, RJ) saiu ontem com 524 páginas! Mais do que a maioria dos livros encontrados nas melhores livrarias do ramo. Nada menos do que 72 páginas da edição dominical, 116 da Revista Ela e mais 336 dos cadernos especiais, comemorando os 100 anos do jornal.

Se alguém decidir conferir as 524 páginas terá leitura até o próximo domingo, certamente. 

Certa vez o colunista Elio Gaspari entrevistava o histórico secretário do Partido Comunista Italiano, Enrico Berlinguer, para o Jornal do Brasil. O político quis saber um pouco mais do JB, então um dos grandes jornais brasileiros. "Quantas páginas tem o JB?", perguntou o secretário. "Normalmente 48", respondeu Gaspari. E então Berlinguer comentou: "48? E quem lê tudo isso?"

É muito bom que o impresso tenha edições comemorativas. Mas é preciso entender as características da audiência.

2 comentários:

  1. Eduardo, estava no Rio, procurei e não achei a edição. Lamento, pois gostaria de ler. E lamento que não esteja de forma digital para acesso. Abraços do SérgioCunha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro,
      Lamentavelmente a venda de jornais em bancas despencou muito mais do que as assinaturas. Hoje o custo de levar 10 exemplares para uma banca - e vender 1 - faz com que as empresas no Brasil ignorem as bancas. Aí você chega em uma banca tem livros, flores, chocolate, mas nada de jornais. Até hos aeropoertos os exemplares são poucos - e escondidos. Dura realidade.
      Abraço!!!!

      Excluir