Imprima essa Página Mídia Mundo: 2023-01-29

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Alerta vermelho!

 
O modelo de negócios adotado pela grande maioria dos meios de comunicação relevantes do Brasil está dando sinais de esgotamento. O reader revenue, receita que vem da audiência, está quase estável, sem crescimento. A estratégia das assinaturas digitais patina, não se transforma em algo sustentável. Os índices são pífios, sinal de que alguma coisa está errada - possivelmente os resquícios das lógicas que funcionaram até 10 anos atrás nos impressos.

O levantamento do Poder360 (Brasília, DF) a partir de dados do IVC é um alerta. Enquanto a circulação dos impressos segue despencando, os números da conversão de assinantes para o meio digital se estabilizou, cresce muito pouco. E aí a conta não fecha.

Todos os veículos pesquisados adotam o paywall metered (poroso) que lamentavelmente não funciona no mercado brasileiro (talvez para um ou dois líderes, talvez). Só que há outras maneiras de rentabilizar. El País (Madri, Espanha) utiliza o paywall freemium, com ótimos resultados. The Guardian (Londres, UK) a estratégia de membership, com mais de um milhão de membros. As duas estratégias são ignoradas no Brasil.

Está faltando uma análise mais severa dos números e das perspectivas. O fracasso das estratégias digitais nos meios brasileiros está muito perto de ser realidade.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Informação irrelevante, títulos primários

Só pode ser orientação do "andar de cima".

Os dois impressos do Grupo RBS cometem a mesma derrapada ao considerarem uma partida de futebol ocorrida sábado à tarde (Internacional 4 x 0 São Luiz) com o mesmo peso na capa de segunda-feira de um jogo de domingo à noite (São José 0 x 1 Grêmio). O intervalo de tempo de mais de 24 horas inexiste para Zero Hora (Porto Alegre, RS) e Diário Gaúcho (Porto Alegre, RS).

Pior, os títulos são pobres, acrescentam quase nada, de uma ingenuidade impressionante (Primeira Vitória, Terceira Vitória, Time 100%). Não há nada que justifique essa decisão, que era habitual nos anos 90, quando a Internet ainda era um bebê. Hoje, 30 anos mais tarde, parece uma piada.

Poucos são os impressos no mundo que ainda destacam com tanta força o futebol de domingo nas capas de segunda-feira (exceto, é claro, em uma decisão). Mas jogos disputados sábados na capa de segunda, provavelmente, são exclusividade do Rio Grande do Sul.