Imprima essa Página Mídia Mundo: 2023-07-30

sábado, 5 de agosto de 2023

Simples e direto


Não é preciso ser o gráfico mais elaborado do planeta para estar na capa do The New York Times (Nova York, NY). Pelo contrário.

O critério fundamental é informar com claridade, de maneira direta.

Por isso as conexões de Donald Trump, que domina a primeira página de hoje, é um exemplo de eficiência sem perda de tempo e espaço.

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

A foto que vale capa


Quando a foto é inusitada e conta tudo, o impresso tem obrigação de valorizá-la. Se plasticamente é perfeita, mais um motivo para merecer lugar de honra na capa.

Assim O Globo (Rio de Janeiro, RJ) rasga na primeira metade da capa de hoje essa pintura do repórter-fotográfico Fabiano Rocha.

Quem já viu a enseada de Botafogo assim?

Linda imagem. Capa merecida.

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Procura-se uma causa


Acaba de sair o levantamento semestral que o Poder 360 (Brasília, DF) costuma fazer, a partir de dados do IVC (Instituo Verificador de Circulação).

A notícia mais do que esperada é que a circulação dos impressos segue em queda livre. Dessa vez a média do desempenho negativo, a partir de dados de 14 jornais brasileiros, foi de 8% - o que significa quase 31 mil exemplares menos em circulação por dia. A Tarde (Salvador, BA) e O Povo (Fortaleza, CE) apresentam variações positivas, mas números absolutos quase irrelevantes.

A novidade que deixa os executivos preocupados é a queda nas assinaturas digitais. Entre os 12 veículos verificados, apenas 3 apresentam crescimento - destaque para A Tarde, com 18,8%. Mas a média é negativa em 3,9%, o que significa pouco mais de 40 mil assinantes a menos no primeiro semestre de 2023.

Por que?

Cada meio tem sua explicação. A mais aceitável é que os produtos oferecidos não valem o valor cobrado, na opinião de potenciais assinantes. Sem qualidade, o jornalismo perde valor. E para recuperar a curva positivo só investindo em bom jornalismo.