Imprima essa Página Mídia Mundo: 2021-04-04

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Erro de principiante


O que houve com o Meia Hora (Rio de Janeiro, RJ)?

O criativo e irônico popular carioca pisou na bola hoje. Feio.

A palavra PRESOS sobre a foto de 3 pessoas leva a pensar que o trio foi para a cadeia. Só que bem na frente está a vítima da barbárie, morto há um mês, o menino Henry.

Não é justo colocar em um mesmo ambiente fotográfico, nessa montagem, o provável assassino, a mãe que permitiu o crime e o sorriso do menino.

Não funcionou. Pior, foi agressivo. Tremendo equívoco.

quarta-feira, 7 de abril de 2021

O grande duelo - A festa do campeão



Deu Real Sociedad e a festa é de El Diario Vasco (San Sebastian, Espanha).

A festa vai durar ainda mais uns dias. Orgulho da cidade. Trabalho de alta qualidade do impresso.

Parabéns Real Sociedad, parabéns Grupo Vocento.

O grande duelo - Domingo, 04 de Abril


No campo deu Real Sociedad.
Nas páginas de El Correo (Bilbao, Espanha) e El Diario Vasco (San Sebastian, Espanha) deu empate.

Uma linda cobertura, planejada pela equipe editorial do Grupo Vocento.

Ganhou o leitor. Ganhou quem acha que o jornalismo impresso ainda tem uma longa vida.
 

O grande duelo - Sexta, 02 de Abril


É amanhã! Mas é como se fosse hoje (os jornais na Espanha não circulam nos sábados de Páscoa).

Não há mais tempo para nada além do jogo. El Correo (Bilbao, Espanha) ocupa capa e contracapa com o ótimo desenho das sacadas da cidade, agora com os jogadores em formação, como se fosse no estádio.

El Diario Vasco (San Sebastian, Espanha) coloca os torcedores em primeiro plano. É hora de entrar em campo e provar quem é o melhor.

PS: colaboração do colega e amigo Chus del Río (torcedor do Logroñes e do Barça)

O grande duelo - Quinta, 01 de Abril


Não é mentira, apesar do Primeiro de Abril. Athletic e Real Sociedad se enfrentam em dois dias pela final da Copa do Rei da Espanha. As duas equipes do País Basco.

É dia de embarcar para Sevilha, palco do grande jogo. O desenho na capa de El Correo (Bilbao, Espanha) é quase um pôster. Os torcedores na capa de El Diario Vasco (San Sebastian, Espanha) são a força final para o time.

O grande duelo - Quarta, 31 de Março


Faltam 3 dias para a grande final. 

O desenho em El Correo (Bilbao, Espanha) está a cada dia maior. Não há dúvidas de que a cidade será Athletic.

No lado do El Diario Vasco (San Sebastian, Espanha) os torcedores estão a cada dia mais presentes.

Toda força às duas equipes.

O grande duelo - Terça, 30 de Março


Desenho e rostos de torcedores já ocupam meia capa de El Correo (Bilbao, Espanha) e de El Diario Vasco (San Sebastian, Espanha). Mas o jogo pede mais.

Então os prefeitos das duas cidades defendem suas equipes nas capas dos dois impressos.

A final promete.

O grande duelo - Segunda, 29 de Março


O desenho de El Correo (Bilbao, Espanha) já domina meia capa.

Os torcedores do El Diario Vasco (San Sebastian, Espanha) também.

O grande duelo - Domingo, 28 de Março


No Domingo começa a ficar claro o que os impressos farão para torcer por suas equipes.

Em El Correo (Bilbao, Espanha) desenhos dos terraços da cidade, com simpáticos torcedores. No El Diario Vasco (San Sebastian, Espanha) fotos de torcedores.

Vale tudo pelo título.

O grande duelo - Sábado, 27 de Março


A final da Copa do Rei da Espanha foi entre duas equipes do País Basco. Athletic, de Bilbao, e Real Sociedad, de San Sebastian. É como se Joinville e Chapecoense, de Santa Catarina, disputassem a final da Copa do Brasil. Mesmo Estado, mas cidades diferentes.

Nos próximos posts, como cada jornal tratou o assunto. El Correo (Bilbao, Espanha) e El Diario Vasco (San Sebastian, Espanha) saíram-se muito bem. Fruto de muito planejamento integrado, afinal as duas marcas pertencem à mesma empresa: Vocento.

Uma semana antes da final - disputada em Sevilha (como se a partida dos catarinenses fosse jogada em Salvador) - os impressos começam a esquentar o jogo.
 


domingo, 4 de abril de 2021

La Nación dá sinais de instabilidade


O tradicional diário argentino La Nación (Buenos Aires, Argentina) anunciou hoje que o exemplar distribuído nesse domingo de páscoa é o último com o tradicional formato standard (56cm x 34cm). A partir de agora La Nación terá as medidas de um berliner (quase um tabloide), 41cm x 28cm. Aliás, o diário argentino já circula assim de segundas às sextas desde 2016, mantendo o standard apenas aos fins de semana. Mas não mais.

Por mais que a direção do La Nación anuncie tratar-se de uma evolução, está bastante claro que se trata de uma operação de corte de custos. Corta-se o papel para não se cortar cabeças. A economia com a troca de formato pode chegar a 20% nas edições de sábado e de domingo, nada mal.

O jornal argentino tentou conquistar mais audiência na operação de cinco anos atrás. Mantinha o formato tradicional aos finais de semana, para o público que prefere a profundidade, e reduzia o tamanho durante a semana. A ideia parecia genial, mas não deu certo. É motivo de piada o enorme volume de exemplares que encalhava todos os dias nos aeroportos de Buenos Aires, mesmo que a distribuição fosse gratuita para os passageiros, nos portões de embarque. O formato parecia favorecer a leitura a bordo. O conteúdo, não.

La Nación vai sobreviver por mais algum tempo, com artimanhas como essa. Mas não por muito. Rapidamente se tomará decisões mais duras, do tipo reduzir um dia por semana a circulação. Depois, talvez, transformar o diário em semanal. Até sumir das bancas. Para evitar esse quadro seria preciso repensar o produto. E ter coragem de mudar.

A mudança do La Nación é um ótimo aviso aos jornalões brasileiros. É hora de mudar. Ou morrer.