Imprima essa Página Mídia Mundo: 2015-08-23

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Impossível não navegar pela página dupla da Folha SP


Uma boa página depende da união de talentos de um repórter de bom texto, um designer de mão cheia, um artista que saiba valorizar o que é linguagem visual, um editor que permita esse conjunto e um editor de imagens que costure todas as exigências com bom gosto e bom jornalismo. Sem isso a página vai forçar um recurso e esquecer os outros.

Talento, isso é fundamental.

A Folha de S. Paulo (SP) hoje consegue contar uma história de modo claro e objetivo. Os 10 anos do furacão Katrina e seus estragos.

Impossível não ler.

Mas há um detalhe importante: uma página dupla como essa não se faz do dia para a noite. Exige planejamento, compromisso e tempo, além de uma liderança forte para que nada fuja ao que foi combinado.

Bingo!

PS: evidentemente tem as mãos e o talento de minha amiga Renata Maneschy, entre outros, nessa dupla!

Será um pedido do Comercial?


OK, um novo shopping center pode gerar até 4 mil novos empregos. Movimenta a economia, o que deve ser sempre comemorado, mais ainda em tempos de crise.

Mas por que a foto principal na capa de O Liberal (Belém, PA) é dos burocratas cortando a fita, e não do próprio empreendimento? Qual a necessidade de estampar o prefeito, o governador e o dono do shopping no lugar do prédio, de seus ambientes internos, que, afinal, é o que o leitor de OL vai encontrar?

Esse é o jornalismo estrábico, muitas vezes influenciado por uma sugestão-imposição do Departamento Comercial.

Em Belém foi escolha editorial ou uma mão amiga ao Comercial, para prejuízo dos leitores?

terça-feira, 25 de agosto de 2015

O ABC de Ribeirão


A capa de A Cidade (Ribeirão Preto, SP) é de sexta-feira, mas é tão boa que vale mesmo com atraso.

Com uma pitada de criatividade e inteligência um tema aparentemente banal ganha um peso impressionante.

Excelente!

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Três visões da "praia paulistana"

A Avenida Paulista ficou fechada durante boa parte do domingo. Aí o paulistano foi para a rua. A pé, de bicicleta, de qualquer maneira.

Hoje os jornais querem contar isso, cada um do seu jeito. Enquanto O Estado de S. Paulo (SP) mostra em foto aérea uma avenida um pouco esvaziada, Folha de S. Paulo (SP) e Metro (SP) mostram a mesma dupla tomando banho de sol, como se fosse praia.

Por um lado ou outro, ninguém se destacou.






A muleta de todas as horas


Experimente retirar a palavra "hoje" da manchete do Jornal da Cidade (Bauru, SP). Ficou melhor, não é?

A muleta é um velho truque de jornalistas sem paciência para encontrar as melhores palavras para formar a manchete. São duas linhas de 34 toques, o que fazer? Ah, coloque a muleta!

Perde o talento jornalístico.

Perdem os leitores.