Imprima essa Página Mídia Mundo: 2014-08-31

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Cada paranaense puxa a brasa para sua sardinha


Os jornais do Paraná não olham os mesmos dados com a mesma interpretação. Jornal da Manhã (Ponta Grossa, PR), Diário dos Campos (Ponta Grossa, PR) e O Diário do Norte do Paraná (Maringá, PR) dão manchete à mesma pesquisa do Ibope.

Para o JM, a notícia é que Richa mantém a liderança, ainda que no bom jornalismo se alguém "mantém" algo isso não é manchete. O DC ignora a margem de erro e crava vitória de Richa no primeiro turno. Já o DNP apenas faz as contas e revela que Richa tem mais intenções de voto que seus concorrentes somados.

Cada um diz o que sua consciência - e sua linha política - quer dizer.


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Em rede, sem atuar em rede

Uma das grandes vantagens de se trabalhar em rede é que o conteúdo é produzido apenas uma vez e serve para todos os jornais.

Mas no Grupo Sinos, estranhamente, isso não acontece.

Um acidente ocorreu na madrugada e chocou toda a região. Mereceu capa dos jornais NH (Novo Hamburgo, RS), VS (São Leopoldo, RS) e Diário de Canoas (Canoas, RS). Só que cada um deu outro tratamento. Ou seja, o trabalho acabou multiplicado por três - um melhor que os outros, até com infografia.

Por que?

Difícil entender.




O que significa caiss???


Alguém dormiu na hora de fechar a capa de O Estado do Maranhão (São Luís, MA).

Ou existe na língua portuguesa a palavra "caiss" e ninguém revelou?


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Talento na edição fotográfica


O sucesso de um jornal está nos pequenos detalhes, que fidelizam o leitor.

O Estado de S. Paulo (SP) e Folha de S. Paulo (SP) optaram por fotos dos três principais candidatos à Presidência - no debate de ontem. O Estadão apenas publicou uma imagem qualquer. Folha editou, escolheu "caras e bocas" e produziu uma capa genial. Com os mesmos elementos!

Sem dúvidas, ponto para a Folha. Não é à toa que o diário paulistano é líder incontestável em São Paulo. 

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Memória, pesquisa e oportunidade


A Folha de S. Paulo (SP) demonstra hoje quem inteligência editorial e boa memória.

O acidente com um Airbus A320 da TAM em 2007, que deixou 199 mortos ao lado do Aeroporto de Congonhas, parece esquecido sete anos depois. Aí foi a hora de utilizar a habilidade de jornalistas em pesquisar.

A revelação da posição da Airbus é conflitante com tudo o que se disse até agora. Está em jogo uma indenização milionária.

Ótima matéria.