Imprima essa Página Mídia Mundo: 2011-03-27

sábado, 2 de abril de 2011

Jornalismo de caráter no Interior paulista


Lamentavelmente, grande parte da imprensa do Interior é comprometida com interesses, nem sempre com a verdade.

Há jornais que pertencem a politicos, a empresários que utilizam o meio para objetivos que muitas vezes não combinam com a prática do bom jornalismo.

Pois a Câmara de Vereadores de Sorocaba acreditou que tinha plenos poderes sobre a mídia. De uma tacada só dobrou o salário dos vereadores e criou mais um cargo de assessor - o sexto - para cada representante do legislativo municipal.

Parecia que ninguém ia notar, mas o Bom Dia (Sorocaba, SP) denunciou a manobra silenciosa em dezembro. E gritou tão alto que o Ministério Público ameaça a cassação de 20 vereadores.

Acuados, os vereadores revogaram a lei do novo salário (de R$ 7,8 mil para R$ 15 mil) no início do ano e ontem, para escapar do impeachment, voltaram atrás na criação do sexto cargo.

O Bom Dia publicou ontem, então, um editorial, relembrando a maracutaia de emergência, que só pretende salvar a boquinha dos vereadores. Pois ontem quatro vereadores subiram à tribuna para acusar o jornal de irregularidades administrativas e estado de quebra financeira, em uma típica tentativa de intimidar o veículo.

Só que a Câmara não esperava que houvesse reação. O Bom Dia saiu hoje com um editorial de capa, onde reafirma seu compromisso "com o leitor e ponto". Diz que não deixará de fiscalizar as instituições, apesar das pressões. E seguirá ao lado dos interesses do cidadão de Sorocaba.

Um golpe certeiro nos vereadores que não merecem representar a cidade.

Curioso é que o concorrente, Cruzeiro do Sul (Sorocaba, SP), calou-se. E só falou da visita do governador à cidade.

Agora a causa é boa


Se há um grupo inatacável na sociedade brasileira trata-se do Judiciário.

A imprensa tem medo. O Executivo tem medo. O Legislativo, então, nem se fala.

Por isso as mordomias dos juízes passam batidas e ninguém reclama que juízes ganham mais que a Presidente da República, que têm dois meses de férias remuneradas por ano, que mantêm um exército de funcionários nos gabinetes - e que nem assim a Justiça anda na velocidade esperada, atrasando processos e assumindo uma ineficiência crônica.

Por isso é ótimo que O Globo (Rio de Janeiro, RJ) deixe o temor de lado e entre na causa pela moralização do Judiciário. Afinal, o calor do Piauí não é o mesmo para um trabalhador da construção civil?

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A grande sacada de O Dia


O Dia (Rio de Janeiro, RJ) publicou ontem que o jogador Adriano debochou da polícia, em conversa grampeada com seu primo. Segundo o jornal, o goleador disse que como ele é quem é, não há punição ainda que seu grau de álcool no sangue esteja acima do permitido ao dirigir automóveis.

Ontem Adriano, na apresentação ao Corinthians, negou o fato, pediu provas e ameaçou processar o jornal.

Hoje O Dia deita e rola com o fato. Exemplo de pura inovação e reportagem inteligente.

Fantástico.

PS: o diálogo de Adriano com seu primo está no site de O Dia.

O criativo e o conservador

Ainda José Alencar. Ontem foi o dia da cremação e hoje os jornais mineiros ainda dedicam espaço e mais espaço ao vice-presidente.
Só que o Estado de Minas (Belo Horizonte, MG) foi extremamente criativo. Contou a história de quem acompanhou o cortejo, dos mais simples às autoridades.
Enquanto isso Hoje em Dia (Belo Horizonte, MG) limitou-se ao feijão-com-arroz. Sem qualquer molho.
Quanta diferença.


quinta-feira, 31 de março de 2011

Na Índia só se fala de cricket


Bastou a Índia bater o Paquistão na semifinal do Mundial de Cricket para o esporte nacional virar capa de todos os jornais do país.
Domingo é a final, contra Sri Lanka.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Alencar morre e os jornais são sepultados


Como é possível não criar nada de novo em um fato tão esperado como a morte de José Alencar?
Informar a morte é apenas ser redundando ao extremo.
Assim fizeram Folha de S. Paulo (SP), Brasil Econômico (SP), O Tempo (Belo Horizonte, MG), Jornal da Cidade (Bauru, SP), Diário do Grande ABC (Santo André, SP) e Diário de Taubaté (Taubaté, SP).
Sem dúvidas, os piores do dia.
E viva o jornalismo da preguiça!


terça-feira, 29 de março de 2011

A técnica dos dois lados


Lembra daquela ideia de fazer dois jornais antagônicos, um visto de cada lado da capa?

Pois é, hoje é o Idaho Press-Tribune (Nampa, ID) que repete a fórmula.

A boa história tem prioridade. Mas o Big Brother...


O Diário Catarinense (Florianópolis, SC) traz uma ótima entrevista com a mulher vítima de sequestro relâmpago, que foi achada no Rio Grande do Sul. Uma história fascinante, que comoveu todo o Estado.
Pena que o DC dá espaço nobre na capa também ao TV show Big Brother, um reality que nunca esteve tão em baixa como agora. Tão desacreditado que nem O Globo (Rio de Janeiro, RJ), da mesma Rede Globo, dedica um centímetro de capa sequer ao programa.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Escândalo na Argentina

Parece brincadeira. Em pleno Século XXI manifestantes sindicalistas impediram ontem a saída às ruas do jornal Clarín (Buenos Aires, Argentina). E tentaram segurar também La Nación (Buenos Aires, Argentina).
O motivo é uma matéria falando do enriquecimento ilícito de um líder sindical, ligado ao governo.
O governo, aliás, permitiu a manifestação na frente da gráfica do Clarín, sem qualquer garantia dos direitos do jornal de circular.
É mais um capítulo da luta entre o Clarín e a presidente Cristina Kirchner. Mas dessa vez a líder do excutivo exagerou. Pela primeira vez na história Clarín não circulou.


domingo, 27 de março de 2011

A foto de domingo


Está na capa do Fairbanks Daily News-Miner (Fairbanks, AK).

Sempre é possível inventar um novo ângulo para as imagens que parecem banais.

A foto é de Eric Engman.

Ótima.