Imprima essa Página Mídia Mundo: 2014-12-14

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Dois tratamentos a um mesmo fato


A cidade é Itaguaí, 73km de distância do Rio de Janeiro. O prefeito da
Ferrari amarela e dos ternos Hugo Boss esqueceu que precisava cuidar da cidade que o elegeu. A Polícia Federal foi até lá e terminou com a festa.

Extra (Rio de Janeiro, RJ) consegue fazer as relações entre a gestão desastrada do prefeito "boa pinta" e a realidade caótica do município.

O Dia (Rio de Janeiro, RJ) traz a foto do dia, um morador comemorando o fim da festa. Mas isso é pouco para uma capa.

Extra goleou O Dia.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A melhor capa do dia


No acordo EUA-Cuba, o que mais aparece no cenário brasileiro e mundial são capas sem imaginação, burocráticas e sem qualquer impacto.

A melhor capa do dia não é americana, cubana ou europeia. É a primeira página do El Colombiano (Medellin, Colômbia). A capa fala sozinha. Uma "pintura".

Colômbia 1, Resto do Mundo 0.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Duas lições para estragar uma capa


Três jornais australianos decidiram fazer a capa com os mesmíssimos elementos: uma foto aberta das flores depositadas na frente do café de Sydney e destaque para as duas vítimas do sequestro.

Mas por algum motivo desconhecido somente The Courier Mail (Brisbane, Austrália) acertou a mão. Respeitou a foto aberta e colocou manchete e fotos das vítimas em áreas de aplicação sem mudar o entendimento da imagem.

Northern Territory News (Darwin, Austrália) jogou a manchete sobre as flores (???) e as fotos das vítimas em um local onde jamais poderia ter feito uma intervenção da arte.

The West Australian (Perth, Austrália) acabou com a foto principal ao aplicar os bonecos dos dois personagens em primeiro plano. Um horror!

Lição do dia: não basta ter o material de qualidade, é preciso ter bons profissionais que saibam valorizar as informações.




terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A foto que quebra paradigmas


Está na capa da Folha de S. Paulo (SP) e dificilmente se verá algo parecido em outro jornal brasileiro.

A foto de Danilo Verpa é genial e mostra um fiapo de água na Represa Joanópolis, do Sistema Cantareira.

O corte na foto é ainda melhor. Não deixa dúvidas. É radical, foge dos padrões e certamente é a imagem mais vista do dia no Brasil.

Há editores que dirão que foge do projeto gráfico. E qual o problema? Não é para chamar a atenção?

Uma excelente aposta da Folha.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Agilidade americana


A primeira notícia de que havia um sequestro em uma cafeteria de Sydney, Austrália, chegou às 22h30 de ontem no Brasil. Os jornais brasileiros não publicaram nada, não deu tempo - e a notícia parecia algo que se esgotaria no online.

Passadas 12 horas o sequestro segue.

Com o fuso positivo os americanos The New York Times (Nova York, NY), The Wall Street Journal (Nova York, NY), The Washington Post (Washington, DC) e USA Today (McLean, VA) deram o tema como a grande aposta do dia.

Breaking news dominando as capas.