A partir de segunda-feira, um dos melhores jornais do mundo deixa o formato berliner, que adotou em 2005, e muda para o tabloide. The Guardian (Londres, UK) será o primeiro diário sério inglês a tomar essa decisão - os tabloides, na Inglaterra, costumam ser vistos como sensacionalistas ou pouco sérios.
O motivo? Não se trata de convicção de que o portátil é uma tendência, mas pura economia de dinheiro. A empresa prefere economizar em processos industriais do que em bom jornalismo.
No Brasil tabloide é realidade no Sul, em Goiás, no Espírito Santo e na Bahia. No Nordeste alguns jornais ensaiam movimentos para deixar o standard e entrar no berliner. Os jornalões, porém, seguem no formato tradicional. E curiosamente o Jornal do Brasil (Rio de Janeiro, RJ) anunciou há pouco sua volta ao papel. E em standard.
(Sound on 🔉) What does the future look like? On Monday we’re revealing a new-look Guardian to bring you hopeful ideas and fresh alternatives. Stay tuned. pic.twitter.com/TNGuM84u6E— The Guardian (@guardian) January 12, 2018