Imprima essa Página Mídia Mundo: 2020-02-09

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Zero Hora está perdendo o DNA gaúcho?


Naquele jogo bem humorado de simulação de manchetes de cada jornal brasileiro, Zero Hora (Porto Alegre, RS) sempre apareceu exagerando no bairrismo. Era algo como "Nenhum gaúcho entre as 250 vítimas de explosão na Índia".

Mas pelo jeito algo mudou no jornal gaúcho. Ou há um fato político comandando seu lado editorial.

O gaúcho com mais alto cargo no governo Bolsonaro foi defenestrado da Casa Civil. De troco, Onyx Lorenzoni ganhou o Ministério da Cidadania (quase um prêmio de consolação), antes ocupado por outro gaúcho linha-dura, Osmar Terra - esse exonerado.

Ou seja, não é preciso muito conhecimento para se deduzir que os gaúchos perderam espaço com o presidente-capitão. E isso deveria ser dito e explicado pelo jornal líder do RS.

Mas a manchete de hoje é exatamente o que não interessa aos sulistas: a notícia de Brasília, no lugar de algo relevante para os gaúchos.

Verdade que a pela manhã a Rádio Gaúcha, do mesmo grupo RBS, entrevistou os dois políticos que perderam poder. E, estranhamente, deram espaço para que os dois interpretassem as demissões como algo positivo para eles. Esqueceram de fazer jornalismo, preferiram dar palanque.

Haverá algum interesse político da empresa ao proteger os dois defenestrados?