Imprima essa Página Mídia Mundo: 2020-05-03

sábado, 9 de maio de 2020

Que capa!


Uma capa precisa contar algo. De preferência em um piscar de olhos.

The New York Times (Nova York, NY) é certeiro na primeira página de hoje. Toda sexta coluna (o local sagrado onde o NYT costuma publicar a mais importante informação do dia) pertence ao gráfico da perda mensal de empregos nos EUA. Nada menos do que 20,5 milhões, quando nenhuma vez esse número havia superado 1 milhão desde o final da Segunda Grande Guerra.

É por essas e outras que o melhor jornalismo do mundo está neste diário de Nova York.

Genial!

PS: do FaceBook do colega Luiz Adolfo Lino de Souza

sexta-feira, 8 de maio de 2020

A máscara do Meia Hora


Talvez nem todo leitor tenha se dado conta, mas desde 25 de abril o logo do popular carioca Meia Hora (Rio de Janeiro, RJ) está de máscara.

Vale tudo para assumir a campanha contra a contaminação pelo Coronavírus.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

A obsessão gaúcha pelas hard news


É muito curioso que quando o planeta enfrenta uma crise sem precedentes, quando o número de mortos pela Covid-19 no Brasil bate novo recorde, quando a situação política se equilibra por um fio, a imprensa gaúcha insiste em apostar manchetes de hard news, como o corte da taxa de juros no Copom.

Parafraseando um inquilino de Brasília: E Daí?

Esse tipo de notícia que Correio do Povo (Porto Alegre, RS) e Zero Hora (Porto Alegre, RS) publicam é tudo o que o leitor não tem qualquer interesse. Aliás, ele mal sabe o que significa a taxa básica de juros. Isso muda salário? Altera o número de mortos? Precisa usar máscara? Abre no fim de semana?

O maior inimigo do jornalismo sério é o jornalista conservador. Ter medo de fugir das notícias obvias é o primeiro sinal de que é hora de mudar. Mudar as cabeças.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

O modelo para o pós-pandemia


Se há algo que 99 entre 100 líderes de empresas de comunicação concordam, é que o mundo das comunicações depois da pandemia será bem diferente. Aquele modelo de negócios baseado em publicidade-ocupação-de-espaço e assinantes-captados-em-telemarketing acabou.

Para sempre.

Aquele 1% que não concorda com isso levará o maior susto de sua vida, quando o corona estiver sob controle. E, possivelmente, perderá o emprego.

Há 15 dias fiz um webinário para a ANJ e ANER, onde expliquei um pouco mais essa equação. E pelas reações (e-mails e mensagens) que recebi, o que mais preocupa é entender como pode ser um modelo sustentável em uma realidade diferente.

Ontem falei com editores colombianos. Mesmíssima reação. Semana que vem será a vez dos argentinos e dos latinoamericanos em geral.

Em poucas palavras, o modelo precisa ser praticamente o de uma startup. Mais horizontal. Mais leve. Em que três forças garantem o funcionamento: conteúdo de qualidade, conhecimento de audiência e tecnologia confiável. Nada de várias diretorias e gerências. Menos é mais.

Mais: o período atual, de combate frontal ao vírus, com home-office e tempo para desenvolver estratégias, é perfeito. Não haverá outro depois. Empresas que não repensarem a estrutura agora correm sério risco de fechar as portas em pouco tempo.

Claro que não existe um modelo único, que sirva para todos. Cada veículo tem suas características, pelo local, pela história, pelas conexões com a sociedade. É preciso estudar cada um e desenhar uma "armadura" que sirva sob medida.

Aqui um texto que fiz para o Meio & Mensagem onde explico um pouco mais.

Enfim, quem quiser ir mais fundo nessa operação "de guerra" para sobreviver ao futuro, mande um e-mail e vamos conversar, com o maior prazer.

Eduardo Tessler
Editor - Mídia Mundo
tessler@midiamundo.com

Folha mantém pegada, Extra faz piada


Nada pode ser mais satisfatório para um jornal em franca oposição à presidência do que ser citado - e mostrado - pelo algoz. Melhor ainda, o fotógrafo Pedro Ladeira conseguir a foto do exato momento em que o presidente parece destilar um veneno sem precedentes. 

Folha de S. Paulo (SP) mantém a artilharia e cativa leitores. 

Por outro lado, o diário popular Extra (Rio de Janeiro, RJ) brinca com o trocadilho entre Polícia Federal (PF) e Prato Feito. E diverte.



segunda-feira, 4 de maio de 2020

Extra quer saber o mesmo que o leitor


O que o presidente está comemorando, na rampa do palácio?

Extra (Rio de Janeiro, RJ) quer saber, seus leitores também.

Informações públicas (os dados do alto da capa), foto de ontem. Com inteligência, o jornal passa sua mensagem e marca posição em defesa da vida, com uma profunda indignação.

Sem Notícias


O Freedom Forum, ONG que defende a liberdade de imprensa e os direitos dos jornalistas no mundo, se posicionou com enorme coragem nesta segunda-feira. Alterou as capas exibidas no site do Newseum para um modelo único, fundo negro, com a hashtag Sem Notícias.

São mais de 500 capas, que hoje - virtualmente - apresentam a mensagem única. Para que ninguém tenha que viver com o mundo dos jornais sem notícias.