sexta-feira, 29 de junho de 2018
quinta-feira, 28 de junho de 2018
O renascimento de um jornal local
Para que serve um jornal local? Para servir seu público, falar das coisas que interessam à comunidade.
O Diario de Sabadell (Sabadell, Espanha) foi relançado terça-feira. A cidade, nos arredores de Barcelona, tem pouco mais de 200 mil habitantes, muitos dos quais trabalham na vizinha mais famosa.
Mas há um público local que quer um jornal em papel. E a solução para recuperar sua saúde foi repensar o produto. Por inteiro. E de maneira rápida.
O jornalista/advogado/empresário Marc Basté decidiu apostar na recuperação da marca (Midiamundo não publica aqui o modelo gráfico antigo para não assustar os leitores...). Pediu ajuda a amigos/colaboradores, para que algo novo pudesse acontecer em não mais de 40 dias. O sócio-diretor de Midiamundo, Eduardo Tessler, assumiu a nova proposta editorial e de organização da equipe. O diretor digital de Midiamundo Chus del Rio trabalhou forte no desenvolvimento do novo site (www.diaridesabadell.com). E o designer espanhol Antonio Martín traduziu a nova ideia em páginas.
Estivemos trabalhando juntos, em Sabadell, por não mais que quatro dias. O resto em remoto. Basté soube coordenar sua equipe - dentro dos princípios propostos e aceitos - e o resultado é fantástico.
As duas primeiras capas estão acima. E, para os curiosos, todo o primeiro número abaixo.
A cidade de Sabadell adorou. O Diari renasceu. Há futuro para produtos que entendem a necessidade de sua audiência.
PS: o jornal é em catalão, mas vale ver suas páginas.
Marcadores:
Diari de Sabadell,
Espanha,
Mídia Mundo
segunda-feira, 25 de junho de 2018
Atrasados e passando recibo
Já está ficando chato, mas jornais do Sul do Brasil esquecem que um dia tem apenas 24 horas. E acreditam que o leitor é bobo.
Jornal de Santa Catarina (Blumenau, SC) utiliza a foto da vitória da Alemanha (sábado) como a principal imagem da capa de hoje, segunda-feira. Zero Hora (Porto Alegre, RS) publica a mesma foto, pelo menos não como principal. Só que a Copa teve (bons) jogos também ontem, domingo.
Como é possível que algum editor aceite esse exercício de preguiça, que simplesmente ignora o passar do tempo? Como publicar foto de sábado na principal página de segunda, ignorando a lógica do tempo? São jornais que passam recibo de informação descartável, nada necessária.
E depois tentam adivinhar porquê a circulação está em queda livre.
domingo, 24 de junho de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)