Imprima essa Página Mídia Mundo: 2019-07-28

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O fim de um popular


Notícia Agora (Vitória, ES) nasceu na onda dos jornais populares que invadiram o país em torno ao ano 2000. Em cada capital pipocava um (ou mais de um) popular, com linguagem acessível e a fórmula BBB (Bola, Bala e Bunda).

Curiosamente, enquanto os populares conquistavam Belo Horizonte, Goiânia e Porto Alegre, por exemplo, em Vitória a situação era diferente. Por isso o o jornal do Grupo Gazeta se reinventou há sete anos, virou NA!, navegou por ares de serviço, futebol e celebridades. Mas mesmo assim não decolou.

Hoje, o NA! chegou às bancas pela última vez.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Breaking News: A Gazeta terá apenas uma edição impressa por semana


Notícia quente vindo do mundo capixaba: o tradicional jornal A Gazeta (Vitória, ES), com 90 anos de história, vai deixar de ser diário.

Seguindo o modelo da Gazeta do Povo (Curitiba, PR), A Gazeta reduz a circulação para apenas uma edição por semana. E reforça a plataforma digital, para cortar custos de produção sem perder a conexão com a audiência.

A partir de 30 de setembro o veículo estará vivendo essa novidade.

Antes, porém, já amanhã, deixa de circular Notícia Agora (Vitória, ES), o popular do Grupo Gazeta.

Na verdade o movimento do Grupo Gazeta é consequência da nova realidade dos meios de comunicação no mundo inteiro. O modelo de negócios mudou. É preciso entender como manter a relevância mesmo com meios não tradicionais.

Mais detalhes aqui.


Linda capa do Metro em SP


Sutil.

Como devem ser as capas elegantes.

Mensagem clara e forte do Metro (SP).

terça-feira, 30 de julho de 2019

O mineiro faz a diferença no Pará


Muito se tem discutido a função moderna de um impresso. Sem dúvidas não é mais publicar a notícia pura e dura, mas as análises, a inteligência sobre a informação.

No caso do massacre no presídio de Altamira, os dois jornais locais assumem a velha postura e não avançam. Amazônia (Belém, PA) e O Liberal (Belém, PA) nem merecem leitura.

Já o Estado de Minas (Belo Horizonte, MG) dá uma aula de jornalismo contemporâneo e vale cada centavo dos R$ 2,50 pedidos por um exemplar.

Existe criatividade no jornalismo brasileiro!


segunda-feira, 29 de julho de 2019

Ecos da SIPConnect 2019


Na semana passada tive a honra de comandar (com meu colega espanhol Chus Del Río) duas apresentações no seminário anual SIP Connect, da Sip-Iapa (Sociedade Interamericana de Imprensa), em Miami (EUA).

O objetivo era revisitar conceitos, fazer uma "oficina" de perguntas e respostas em tempo real, contar casos de sucesso - e de fracasso - e dar um "empurrão" para os primeiros movimentos de quem ainda acha que o Mundo é Analógico.

O resultado foi sensacional. Gente de todos os países das Américas discutindo ideias e desenvolvendo estratégias.

Copio aqui 4 slides que podem ser interessantes a todos:

O primeiro é o resultado de uma pesquisa com alguns participantes. A preocupação na transição digital, para o grupo, começa com Rentabilidade, passa por Estratégias e com Pessoas.
No segundo, algumas conclusões do primeiro dia.
Em seguida dois modelos que chamaram muito a atenção: a organização de uma Redação moderna multiplataforma e o novo fluxo da informação.

Boa leitura!

Qualquer dúvida, escreva aqui nos comentários ou, se preferir, para tessler@midiamundo.com