A falta de visão jornalística dos impressos gaúchos já foi tema de posts aqui no Mídia Mundo. O piloto-automático ainda opera nas edições de segunda-feira, em nome da neutralidade. Mas hoje um jornal conseguiu romper a escrita, enfim.Ontem os dois grandes times do Rio Grande do Sul jogaram. O Inter, líder do campeonato, a duas partidas de um título que não chega há mais de 40 anos, venceu de novo. O Grêmio, já sem chances, jogando mal e focado na decisão da Copa do Brasil daqui a duas semanas, perdeu de novo.
Os jogos não são iguais. Um decide título, o outro é quase amistoso. O que fazem Zero Hora (Porto Alegre, RS), Diário Gaúcho (Porto Alegre, RS) e Jornal NH (Novo Hamburgo, RS)? Dão pesos iguais na capa às duas partidas, como se isso fosse agradar colorados e gremistas. Pura ilusão.
Mas o Correio do Povo (Porto Alegre, RS) finalmente entendeu que há dois pesos e duas medidas. Ufa. Pelo menos um gaúcho acerta na aposta de capa.
PS: o Fluminense ontem conseguiu a classificação para a Taça Libertadores da América, depois de muitos anos. O Vasco está quase rebaixado. Mas nas capas dos jornais do Rio de Janeiro é só Flamengo, que afinal disputa o título brasileiro. Ou seja, há critérios editoriais entre os cariocas.