Imprima essa Página Mídia Mundo: 2021-05-09

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Um crime bárbaro não pode ser esquecido


Há momentos em que o jornalismo impresso funciona como pôster, exatamente para não deixar que fatos extremos sejam esquecidos.

O assassinato de tio e sobrinho em um mercado na Bahia é um deles. E Metrópole (Salvador, BA) - antigo Jornal da Metrópole - soube perpetuar o problema.

A crueldade, a humilhação, a parceria com o tráfico, tudo para punir a tentativa de um furto de carne. E, claro, as vítimas eram negras.

Uma página vergonhosa da história que não pode ser esquecida. Fez bem Metrópole.


PS: colaboração do atento André Uzêda

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Aposta monotemática


Quando um impresso tem uma informação exclusiva, relevante e impactante, precisa vendê-la bem. Ou ninguém ficará sabendo de sua existência.

Super Notícia (Belo Horizonte, MG) conseguiu um super furo. E soube anunciar para o mundo.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

O impresso vive de boas ideias


Não é preciso ser um líder nacional para se ter boas ideias.

No jornalismo impresso contemporâneo, relevância se conquista em função da audiência, seja ela do tamanho que for. E essa relevância é mantida a partir das ideias criativas.

A Tribuna (Santos, SP) editou uma matéria sobre cervejas de uma maneira inovadora: título como se fosse o líquido, texto correndo como uma tulipa.

É possível melhorar a ideia? Sem dúvidas, mas aqui não se está discutindo uma página de concurso internacional, apenas o movimento da equipe de um jornal em não se satisfazer com o obvio. E nisso o time de A Tribuna acertou. A página chama a atenção.

O futuro do impresso passa pelas boas ideias. Um produto nobre, exclusivo, para quem quer ter o prazer da leitura.

PS: colaboração do Luiz Sérgio Moura, da equipe de design de A Tribuna