Imprima essa Página Mídia Mundo: 2017-10-22

sábado, 28 de outubro de 2017

Tudo pode e nada pode


O uso do condicional "pode" é uma armadilha para os jornais. O editor preguiçoso atira um punhado de "pode" e resolve o seu problema. Mas não o do leitor.

A manchete do Jornal da Cidade (Bauru, SP) é um desastre. Bauru pode ser capital. E também pode não ser. Bauru pode ser capital da cerveja, do churrasco e até capital da República. O "pode" aceita tudo. E provoca a infelicidade de leitores e a inexatidão da informação.

Já o uso do "pode" no Super Notícia (Belo Horizonte, MG) é um pouco mais aceitável. Pressupõe que haverá uma nova regra e, quem não se cuidar, corre o risco de acabar multado. Nesse sentido, o "pode" vale. É feio, mas não errado.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Uma boa maneira de comemorar aniversário da cidade


Reportagem pura.

É a fórmula de O Popular (Goiânia, GO) para marcar os 84 da cidade.

A foto de capa, do fundador, é genial.

Vale a compra do exemplar.

A foto que vale a capa


Está no tradicional The Times (Londres, UK).

Boa foto e coragem para editá-la dessa forma.

Uau!

domingo, 22 de outubro de 2017

Novo modelo gráfico em El Tiempo


O jornal El Tiempo (Bogotá, Colômbia) é a referência informativa colombiana. Exemplo de bom jornalismo, seriedade, informação confiável.

Há sete anos o jornal embarcou em uma proposta de transformar a edição impressa em algo parecido com uma tela de computador. Como se fosse um site. Sem editorias, com muitas cores e uma nova proposta de hierarquização.

A ideia (ESQ) foi sepultada ontem, sem muitas recordações positivas. Desde hoje, El Tiempo recupera elementos que o fizeram ter enorme sucesso em mais de 100 anos de história (DIR). Volta com o logotipo antigo. Reaparecem as editorias. Mais preto no branco.

Um projeto gráfico não faz o jogo virar. Mas ajuda. O novo desenho de El Tiempo é um retorno à seriedade. Talvez tenha exagerado a mão, voltado muito no tempo, mas com pequenos ajustes poderá ser o desenho correto para a Colômbia atual.