Imprima essa Página Mídia Mundo: 2021-02-21

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Para tudo há um limite: a verdade


O alerta veio do The Intercept. Pelo menos 8 conhecidos jornais impressos do Brasil publicaram hoje o "Manifesto pela Vida", de um grupo auto-intitulado Médicos do Tratamento Precoce Brasil.

O texto é um amontoado de bobagens, alinhadas com aquilo que a ciência deixa claro tratar-se de mentiras. O Manifesto está em espaço pago nos jornais Folha de S. Paulo (SP) e Zero Hora (Porto Alegre, RS), entre outros. Só que para o leitor comum, se está publicado significa que o veículo acredita que aquilo trata-se de verdade.

Só que não é.

Não existe tratamento precoce para o Covid-19. Mais de 250 mil brasileiros já morreram por falta de atendimento, falta de vacina e outras atitudes negacionistas como essas, defendidas por um grupo de médicos pouco conhecidos - mas rico o suficiente para pagar por espaço em impressos.

Há um limite para a busca de recursos. A verdade é uma delas - talvez a principal. Quando jornais importantes aceitam publicar mentiras como essa - que podem influenciar no pensamento dos leitores - os veículos estão fazendo justamente aquilo que não poderiam fazer: colaborando para aumentar o número de mortes.

É lamentável.

 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Líder do Ceará acaba com a edição impressa


O Diário do Nordeste (Fortaleza, CE) sepulta sua edição impressa no próximo fim de semana. O jornal, que já foi um dos três maiores do Nordeste - e líder absoluto no Ceará -, não suportou a crise econômica e os erros de gestão. É mais um para o grupo dos "sem papel".

O DN bem que tentou mudar e se salvar a tempo. Mas não teve competência para isso. Há três anos reduziu formato - de standard a tabloide - e adotou um projeto gráfico muito bom, do designer espanhol Antonio Martín. Só que o modelo editorial seguiu pobre, envelhecido. Conteúdos que não interessavam ao leitor. Aí não há solução mágica.

O jornal tenta agora vender a ideia de modernidade, de "ampliar o portfólio". Pura bobagem. O impresso entrega conteúdos desconectados da realidade do Ceará. Prova de que um excelente projeto gráfico não funciona se não tiver a companhia de um novo modelo editorial e de uma nova forma de se produzir conteúdo.

Descanse em paz, DN.

500 mil mortos nos EUA



Serão 500 mil mortes até o final da semana. Meio milhão de americanos terão morrido por Covid-19 em um ano de pandemia.

As capas de The Washington Post (Washington, DC) e de USA Today (McLean, VA) mostram o horror dessa "façanha", mas isso ainda é pouco para o tamanho da tragédia.

O número, infelizmente, vai crescer.

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Ousadia em infográficos


Mais uma vez The New York Times (Nova York, NY) ensina como fazer infográficos de alta qualidade.

Esse ficou tão bom que ganhou a capa inteira da edição de domingo.