Imprima essa Página Mídia Mundo: 2017-08-13

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Esporte contra o terror



Nem os diários esportivos escapam da revolta que tomou conta da Espanha depois do atentado de Barcelona.

Marca (Madri, Espanha), As (Madri, Espanha), Mundo Deportivo (Barcelona, Espanha) e Sport (Barcelona, Espanha) esquecem o futebol por um dia para protestar.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Que falta faz um editor de arte


Quando um jornal abre mão de um editor de arte e improvisa no desenho de páginas, acaba cometendo assassinatos gráficos.

O Diário dos Campos (Ponta Grossa, PR) traz hoje uma enorme foto de uma estrada. E um título aplicado que simplesmente atropela a imagem.

Mais: um texto à esquerda que termina de esfaquear a vítima.

É verdade que a foto de Peterson Strack não é nenhuma maravilha. Mas não precisava escondê-la atras de textos.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Exagero catarinense


Diz um ditado das redações que quando o jornalista é mais importante que a notícia, um dos dois é mentiroso.

Pois hoje a empresa é mais importante que o mundo, para a recém criada NSC - que sucedeu a RBS em Santa Catarina.

Pelo menos é o que mostram as capas de Diário Catarinense (Florianópolis, SC), A Notícia (Joinville, SC) e Jornal de Santa Catarina (Blumenau, SC).

Bem vinda NSC, mas volte a fazer jornalismo!

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Jornais de segunda, informações de sábado

Há algo errado na mídia impressa gaúcha.

Os quatro jornais de Porto Alegre foram às ruas hoje como se o leitor tivesse dormido sábado, no meio da tarde, e só tivesse acordado hoje. Ou o que explica o enorme destaque ao jogo do Inter - que ocorreu às 16h30 de sábado - nas capas de Zero Hora (Porto Alegre, RS), Diário Gaúcho (Porto Alegre, RS), Metro (Porto Alegre, RS) e Correio do Povo (Porto Alegre, RS)?

Incrível a arrogância dos jornais que ainda se consideram donos da informação. Não circulam aos domingos e acreditam que os leitores se isolam em uma ilha, sem Internet, sem TV, sem rádio.

Ou sempre há um gênio que justifica a aposta no futebol de sábado "para equilibrar com o Grêmio, que jogou domingo". Uma explicação pior que a outra.

Não há qualquer justificativa. Coloca futebol de sábado na capa da segunda é enganar o leitor. Roubar espaço nobre e ainda cobrar por ele. 

Lamentável. Como lamentável a "notícia" da morte de Carlos Araújo, ex-marido de Dilma Rousseff, também nas capas. Araújo morreu ao amanhecer de sábado, quando a edição daquele dia ainda não havia chegado às casas dos assinantes.

Jornais velhos só servem para embrulhar peixe.