quinta-feira, 1 de abril de 2021
Foto x Gráfico
quarta-feira, 31 de março de 2021
Outro tradicional impresso deixa de circular
Quase um ano depois do concorrente, o Jornal do Commércio (Recife, PE) encerrou também sua edição impressa,
A nota do presidente do grupo, publicada na capa de hoje - última edição - ainda tenta atribuir a responsabilidade, como sempre, a fatores externos. Pandemia, crise, etc. Em nenhum momento a empresa assume seus erros.
O maior erro é sempre da gestão da empresa, que tem dificuldades em enxergar a mudança do modelo de negócios - e consequente obrigação de alterar os produtos. Recomendo a leitura desse texto que saiu no Meio & Mensagem (SP) há menos de um mês, quando fechou o Diário do Nordeste (Fortaleza, CE).
Os erros são muito parecidos.
Foram mais de 100 anos do JC. Agora apagaram-se as luzes.
segunda-feira, 29 de março de 2021
O triste fim (anunciado) de um popular
O Diário Gaúcho (Porto Alegre, RS) é um ex-jornal em atividade. O impresso fez história há 20 anos, quando conquistou uma parcela de novos leitores, atraídos por notícias populares - basicamente polícia, futebol e celebridades - e brindes.
O DG fez escola, muitos populares apareceram em outras capitais do Brasil. Mas os tempos de sobrevida estão no fim. Sem publicidade e com baixa circulação, o jornal vive seus últimos tempos.
Para piorar, as escolhas editoriais vão matando o pouco legado que ainda resta. Ou como justificar que a foto principal do impresso nessa segunda-feira seja uma partida de futebol que ocorreu sábado? Como explicar para a outra metade dos torcedores gaúchos que não há cobertura do jogo do Grêmio, que aconteceu ontem?
As exigência industriais fizeram o DG fechar cedo. Sem o jogo do Grêmio. E ignorando a capacidade dos parcos leitores, que não conseguem entender o que o futebol de sábado está fazendo na capa de hoje.
Triste fim anunciado de um impresso.