O "gajo" da foto chama-se Alberto João Jardim. É o presidente da Ilha da Madeira. Sim, na Madeira quem comanda é presidente, mesmo sendo um estado português.
Jardim foi eleito pela primeira vez em 1978. Desde então é sempre reeleito ao cargo. Sim, na Madeira não há limites para reeleições. Há 35 anos AJJ manda e desmanda na ilha.
Jardim é dono do Jornal da Madeira (Funchal, Portugal), um jornal pequeno e insignificante que recebe TODA a verba publicitária da Ilha da Madeira. Sim, é ele quem decide para onde vai a publicidade.
O JM tem um testa-de-ferro, depois que a Justiça proibiu o presidente de ter o seu jornal. Ah, bom.
Acontece que o jornal mais tradicional da Ilha da Madeira é o concorrente Diário de Notícias (Funchal, Portugal). É o jornal de referência, sério, que pratica jornalismo de verdade.
O JM é uma coleção de releases da "turma do Jardim". O DN é correto, defende os valores da Ilha, muito além dos interesses de um político.
Hoje Jardim conseguiu ir mais além de suas habituais loucuras: passeando pela organização do Rali Vinho da Madeira - competição tradicional da Ilha - o presidente viu o Diário de Notícias sobre uma mesa. Imediatamente, sem dizer os motivos, rasgou o exemplar, para deleite dos fotógrafos.
O ditador da Madeira consegue ser mais feroz que o venezuelano Hugo Chávez ou o cubano Fidel Castro: ao inimigo, bananas.
Tudo isso em um país democrático da Europa: Portugal.
Os inimigos da imprensa estão onde menos se espera.