Imprima essa Página Mídia Mundo: 2021-04-18

sexta-feira, 23 de abril de 2021

O (bom) jornalismo tem futuro mesmo no impresso - II


Algumas páginas internas do Diari de Terrassa (Terrassa, Espanha), que foi relançado hoje.

O site, também renovado, vale uma visita.
A empresa que comprou a operação do Diari é a NovaPress, um grupo ousado e de visão, que em 2018 relançou o Diari de Sabadell (Sabadell, Espanha) e em dois anos começou a ganhar dinheiro com a operação.

Na página da direita o time que ajudou nesse processo. Pela ordem da foto: O Project Manager Eduardo Tessler (Porto Alegre, Brasil), o Publisher Marc Basté (Terrassa e Sabadell, Espanha), o Designer Antonio Martín (Madri, Espanha) e o Estrategista Digital Chus del Río (Logroño, Espanha). Por sinal, mesmo time que esteve por trás do relançamento em Sabadell.



O (bom) jornalismo tem futuro mesmo no impresso - I


À esquerda a capa do Diari de Terrassa (Terrassa, Espanha) de ontem.
À direita a capa de hoje.

O centenário jornal dessa cidade da Catalunha, pouco mais de 200 mil habitantes, mudou. Ganhou inteligência, criatividade, organização. Entendeu que Digital é uma realidade complementar - e não se deve negar sua existência. Repensou a função do impresso.

O resultado é uma reforma fantástica, que já esgotou nos "quioscos" de Terrassa (apesar da pandemia). 

Tive o prazer de coordenar esse projeto, mesmo à distância. Um orgulho de ter trabalhado com uma equipe "de primeira".

 

quinta-feira, 22 de abril de 2021

A disputa de Globo e Folha pela liderança


As duas marcas líderes no mercado impresso/digital resolveram discutir por nada. O Globo (Rio de Janeiro, RJ) e Folha de S. Paulo (SP) garantem que são os maiores do Brasil. Os dois querem o título.

O Globo lançou uma retumbante campanha há um mês posicionando-se como "um jornal nacional", ainda que o forte de sua audiência esteja no Rio de Janeiro, sede da empresa. Folha há muito festeja o fato de ser o único impresso com assinantes em todos os estados da federação.

O resultado disso é uma briga onde todos perdem. As fontes são as mesmas (IVC e Comscore). Cada um se considera o maior.

O melhor seria não gastar energia com discussões inócuas como essa, deixar a audiência decidir em quem seguir e investir no bom jornalismo: esse sim é determinante para o futuro das empresas.

Longa vida a O Globo e à Folha de S. Paulo!

PS: bem observado pelo atento colega Igor Müller


Folha Azul de S. Paulo


A edição impressa da Folha de S. Paulo (SP) está azul. Só escapam desse banho de tinha os anúncios, fotos e alguns gráficos.

A explicação está na capa falsa. Uma campanha publicitária que, por sinal, está em papel com fundo branco.

Talvez as contas de abril estejam garantidas com esse movimento incomum.
 

quarta-feira, 21 de abril de 2021

A boa foto e a edição de fotografia


Não basta ter boas fotos, é preciso saber editá-las, escolher aquilo que justifique a publicação no impresso.

O Globo (Rio de Janeiro, RJ), Folha de S. Paulo (SP) e O Estado de S. Paulo (SP) optaram por destacar em fotos a condenação do policial branco que matou o negro George Floyd, nos EUA. Os três jornais receberam inúmeras imagens, por agências, das manifestações e das comemorações pela sentença. Mas eles não estão iguais hoje.

Folha mostrou para que serve um impresso. Puxou bem uma imagem em primeiro plano para mostrar o detalhe da lágrima. Coisa que só um impresso consegue fazer. Globo escolhe uma foto de movimento. O punho cerrado faz toda a diferença. Uma boa foto. Estadão, por sua vez, publica uma imagem sem grandes atrativos. É uma festa na rua. Poderia ser um a vitória de uma equipe de basquete.

Faltou emoção. Faltou ao Estadão entender o significado de ser um jornal impresso. Faltou edição de fotografia.