quarta-feira, 30 de novembro de 2011
terça-feira, 29 de novembro de 2011
A imprecisão joga contra o leitor
A manchete do Jornal do Commercio (Recife, PE) é um oceano de imprecisões. O jornal não está comparando um dia com o outro, apenas afirmando que há mais mortes nas estradas.
Só que todos os dias há mais mortes nas estradas.
Trata-se da máxima do jornalismo de que quando o cão morde o dono não é notícia (muito menos manchete), já o contrário...
A grande manchete do JC seria "Um dia sem mortes nas estradas".
Da maneira como publicou hoje, ficou impreciso e nada jornalístico. Se dissesse "Mais sete mortes nas estradas" estaria um pouco melhor.
Mas não disse.
Marcadores:
Jornal do Commércio
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
A poesia não funcionou
Notícias do Dia (Florianópolis, SC) é um jornal que vem conquistando leitores em Santa Catarina, como alternativa ao monopólio da RBS.
Mas às vezes o jornal erra a pegada.
Hoje tentou colocar na mesma manchete as consequências para o clube local Figueirense e para o paulista Corinthians depois do jogo de ontem, em Florianópolis.
Acontece que o leitor é local, está atento ao que é seu. Quando lê a manchete, conclui que o Figueirense ficou sem Libertadores e sem título.
Só que o clube já estava fora da disputa. Além de ser uma conclusão obvia, uma vez que quem fica fora da Libertadores seguramente não é campeão.
A tentativa de unir Figueira e Timão foi válida. Mas não funcionou.
Marcadores:
Notícias do Dia,
RBS
Assinar:
Postagens (Atom)