Imprima essa Página Mídia Mundo: 2021-03-07

quinta-feira, 11 de março de 2021

O GRÁFICO e o gráfico

 
A informação é rigorosamente a mesma: o número de mortos por Covid-19 no Brasil.

Só que O Globo (Rio de Janeiro, RJ) resolveu fazer um gráfico inteligente, que compara o resultado de ontem da pandemia com outras tragédias conhecidas. Somadas. Em que cada bonequinho desenhado significa uma pessoa.

Já a Folha de S. Paulo (SP) correu para fazer "um gráfico", seja ele qual for. O desenho na capa do diário paulistano acaba sendo um enigma: o que a Folha quis dizer?

Não parece, pelo desenho, que o número alcançado ontem é recorde. Tem jeito de ser um gráfico feito no apagar das luzes, na hora do fechamento. Sem ideias. Sem correção de rumo. O conhecido "só tem tu vai tu mesmo".

terça-feira, 9 de março de 2021

Ninguém paga por leite vencido


Em tempos de mídias digitais, ágeis, é inadmissível um impresso ir às bancas estampando em manchete uma notícia ocorrida no início da tarde da véspera. Pior, com enorme repercussão em veículos eletrônicos.

Mas foi o que ocorreu. A decisão do ministro Edson Fachin, do STF, virou manchete - sem qualquer valor agregado - em pelo menos 10 jornais impressos do Brasil.

O absurdo é tanto que os jornais ainda querem cobrar do leitor por distribuir notícia velha. Seria o mesmo que um laticínio colocar no mercado leite vencido e querer cobrar pelo litro.

Um absurdo.