Imprima essa Página Mídia Mundo: 2024-01-28

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Esse jornal já foi muito bom


El Universal (Caracas, Venezuela) já ditou a agenda informativa venezuelana. Era firme no combate a governos corruptos (e na Venezuela foram muitos) e buscava a democracia. Sempre.

Até que em 2014, quando já contava 105 anos de existência, EU foi vendido para um misterioso grupo de investimento espanhol. A família Mata Osorio, na verdade, foi forçada a vender.

Hoje El Universal é um jornal chapa-branca no sentido mais anti-jornalismo que a Venezuela já viu. Capas que parecem vir de outro planeta ilustram o outrora grande jornal.

Uma pena. A democracia precisa de meios livres para sobreviver. O controle da informação em tempos digitais é só mais um exercício de passar recibo para o mundo ver.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Dicas valiosas para quem quiser entender o futuro da mídia

 

O jornalista espanhol (catalão) Ismael Nafría vem se dedicando a estudar modelos vencedores de empresas jornalísticas que souberam entender o mundo digital. Primeiro foi com a pesquisa profunda no The New York Times, que rendeu o livro A Reinvenção do The New York Times, ótimo guia para se entender a "bíblia" do jornalismo.

Agora Ismael acaba de lançar Clarín Actualizado, uma leitura muito bem embasada sobre o que fez do diário argentino o maior fenômeno de assinaturas digitais da América Latina.

Tenho a "sorte" de ser amigo de Ismael há mais de 20 anos. Trabalhamos juntos em vários projetos pelo mundo e conheço a seriedade desse fanático pelo Barça. Recomendo os dois livros.