Imprima essa Página Mídia Mundo: 2015-05-03

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Boa solução de capa


A Gazeta do Povo (Curitiba, PR) hoje trabalhou bem a concepção de capa.

Três banners sobre uma foto que já conta uma história.

Em princípio é uma política ruim "invadir" fotos com textos. Mas da maneira como foi feito a aplicação só valorizou o pedaço de imagem que ficou "limpa".


Jornal precisa desconfiar


Desde que o mundo é mundo, o empresariado usa o lobby da imprensa para faturar um pouco mais. Sem qualquer embasamento, dirigentes lojistas arriscam palpites de crescimento de vendas. Desconfiar é missão de todo bom jornalista.

Por isso é muito estranho o Jornal VS (São Leopoldo, RS), em pleno 2015, dar manchete para uma expectativa otimista do CDL. Tipo de informação sem nenhuma lógica, puro achismo.

Pobre leitor, que acredita em seu jornal - e ao mesmo tempo, de carteira vazia, se sente incapaz de colaborar.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Contra a mesmice da maioria


Uma rápida análise dos jornais brasileiros hoje revela a falta de imaginação típica de uma segunda-feira. Pior, ainda traz uma generosa dose de jornalismo-clichê.

É campeão! É bi! É Penta!

Ou seja, exatamente aquilo que o mundo - e em particular o leitor - já sabe.

Por isso vale destacar A Cidade (Ribeirão Preto, SP) que vai mais além do rebaixamento do Comercial à Série A3. Tristeza. Só isso. É o sentimento, aquilo que aparece depois do fato (o rebaixamento).

É incrível como em 2015 a esmagadora maioria dos jornais ainda conta aquilo que todos já sabem. E ainda querem cobrar por um exemplar de notícias velhas e conhecidas.

Simplesmente não faz sentido.