Imprima essa Página Mídia Mundo: 2017-12-10

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Mesma ideia, mesma fonte


Muito curiosa a escolha editorial de Estado de Minas (Belo Horizonte, MG) e Hoje em Dia (Belo Horizonte, MG). Ambos apostaram na lista dos criminosos procurados.

Até aí, tudo bem.

A coincidência é a escolha da fonte para a chamada: igual.

Verdade que cada um chama o material de outra maneira, mas o estilo pôster valeu para os dois.

Manchete meio sem noção


Faltou conteúdo na redação de A Notícia (Joinville, SC).

Ou como explicar uma manchete irrelevante, de outubro, e extraída de um release do governo?

Se isso ainda fosse importante para a vida do cidadão de Joinville, OK. Mas da maneira como saiu foi um tiro na água.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Reserva de mercado prejudica o leitor


Compare as fotos de capa de quatro jornais de Porto Alegre: o Grêmio está na final e o momento é de festa.

Metro (Porto Alegre, RS), Correio do Povo (Porto Alegre, RS) e Diário Gaúcho (Porto Alegre, RS) publicaram a melhor foto disponível, seja do heroi ou do momento do gol.

Zero Hora (Porto Alegre, RS) optou por publicar a imagem de seu enviado especial, que se posicionou no alto, longe do campo. O resultado é uma foto bastante inferior à concorrência.

Se a decisão de ZH foi pela qualidade da foto, é preciso revisar os critérios editoriais. Se foi pela reserva de mercado, para valorizar o enviado, houve uma punição deliberada ao leitor.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Uma aula de bom jornalismo


A Guerra do Brasil é um documento histórico. Pesquisa feita pela equipe de O Globo (Rio de Janeiro, RJ), a partir de dados oficiais, descobriu que há um assassinato a cada 10 minutos no Brasil! E que em apenas 15 anos foram assassinados 786 mil pessoas no país.

Na capa do jornal hoje, a comparação com a população de Lisboa. Poderia ter sido o equivalente a três Florianópolis também. É muita gente.

O material completo, que desde ontem está no site de O Globo, é excelente. Jornalismo de dados, linguagem visual, tudo funciona. Uma aula de bom jornalismo.

Assinantes de O Globo podem ver aqui.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Gazeta do Povo volta atrás


Gazeta do Povo (Curitiba, PR), que há alguns meses reduziu a frequência da edição papel a uma por semana, mostrou maturidade na plataforma digital.

Depois de ver reação negativa a uma ferramenta para receber relatos de doutrinação ideológica nas salas de aula, a empresa decidiu retirar a aplicação do ar.

A história completa está aqui.

PS: dica de Paulo Freitas