Imprima essa Página Mídia Mundo: O tema é Lula, mas foi o El País quem brilhou

terça-feira, 24 de novembro de 2009

O tema é Lula, mas foi o El País quem brilhou

A imprensa brasileira adora seguir a agenda oficial. No máximo faz uma ressalva - desde que pequena, minúscula.
A visita do presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil está nas capas dos grandes jornais brasileiros da mesma forma. Parece até que alguém ditou palavra por palavra para a Folha de S. Paulo (SP), O Estado de S. Paulo (SP), O Globo (Rio de Janeiro, RJ), Correio Braziliense (Brasília, DF) e Zero Hora (Porto Alegre, RS).
É a palavra de Lula por um lado, alguns protestos de outros, mas nenhum posicionamento sério sobre a visita, que é o que se espera de um jornal. Apenas a agenda oficial, aquela que só interessa aos governantes, não aos leitores.
Ahmadinejad, na Europa e nos Estados Unidos, é considerado golpista - elegeu-se em uma apuração recheada de escândalos - e uma ameaça ao Ocidente. Mas os jornais permanecem sobre o muro, ora apludindo a estratégia de política externa de Lula, ora registrando alguns protestos.
Precisou vir da Espanha a voz de sabedoria jornalística: o El País (Madri, Espanha) publica na capa a foto do encontro dos presidentes e garante: Lula se mete no vespeiro do Oriente Próximo.
Veio da Europa a única voz clara para comentar o encontro que pode representar alguns passos atrás para a diplomacia brasileira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário