Imprima essa Página Mídia Mundo: Assumindo posições

domingo, 26 de setembro de 2010

Assumindo posições

Finalmente os jornais brasileiros tiraram a máscara.
Não há problema algum em assumir este ou aquele candidato. Os jornais americanos fazem isto há pelo menos três décadas. Basta limitar o posicionamento à área de opinião - e não deixar esse voto aberto invadir o espaço editorial.
O portal IG (SP) havia feito isso na eleição para a prefeitura de São Paulo, em 2000, pedindo votos a Marta Suplicy em vez de Paulo Maluf.
Agora, ao mesmo tempo, Folha de S. Paulo (SP) e O Estado de S. Paulo (SP) abrem voto para José Serra. A Folha deixando isso claro em um editorial de capa, em que critica o governo Lula. O Estadão em um enorme editorial em que considera Dilma "o mal a evitar".
É uma atitude típica de imprensa livre assumir posições (enquanto a maior parte da imprensa assume um candidato, faz campanha explícita, mas esconde, imaginando que o eleitor seja bobo).
O desafio de Folha e Estado agora é lutar para que a parcialidade opinativa não contamine o editorial. Mas parece que já é tarde.


4 comentários:

  1. É uma vergonha este seu comentário maldoso sobre a Imprensa só porque defende um candidato que não é o seu. Você mesmo é Dilma doente, só você pode defender seu candidato e os outros não? Mostre me qual a Imprensa imparcial desse Brasil. Você deveria ter vergonha de está defendendo esta turma do PT que até hoje não disse para que veio, só tem conversa e nada de concreto.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz,
    Você quer encontrar pelos em ovos?
    Releia meu post e procure um só indício do meu voto. Lamento, mas você não vai encontrar.
    Caso você não saiba esse é um blog/site de análise de jornalismo - não de política. O comentário é sobre os editoriais dos jornalões paulistas. E sobre como eles assumem uma candidatura.
    Nas páginas de opinião não há qualquer problema em assumir posições. Isso é muito melhor do que apoiar, cobrir editorialmente tomando partido e ao final querer enganar o leitor vendendo uma suposta neutralidade.
    A Folha do Cariri faz isso?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eduardo. Nada melhor do que isso. Carta Capital faz isso há algum tempo: abre voto, mas não deixa de ser uma boa revista, com conteúdo. Creio que o ideal seria todos os jornais colocarem em seu editorial o que considera como melhor para o país, estado ou município. Assim, os (e)leitores não ficariam a mercê da dita "imparcialidade", que todos sabemos não existe na grande mídia.
    Nada melhor do que saber o que estamos lendo e assistindo. Folha e Estadão deveriam ter feito isso, aos quatro ventos, desde o início da campanha. Ficaria mais "bonito".
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Não estou procurando pelo em ovo e não vi em nenhum lugar nada sobre seu voto. Também sei qual é o real objetivo o site/blog e o admiro. O que vejo como absurdo é que você só critica jornais que elogia Serra e mostra as falcatruas do governo. É proibido denunciar roubo no governo? O que todos nós sabemos que tem e não é pouco. O número de jornalões puxa-saco do governo não está escrito, mas como muita vezes fica restrito aos seus estados é mais difícil de identificar. Como no meu poste aparece o nome do jornal FOLHA DO CARIRI, me identifico, meu nome é Luiz Pereira. Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir