Imprima essa Página Mídia Mundo: Casamento Real - O day after no Brasil

sábado, 30 de abril de 2011

Casamento Real - O day after no Brasil

Bingo!
Dois dos mais criativos jornais brasileiros acertaram em cheio como ser diferente - com planejamento, é claro - no dia seguinte a um fato esperado.
O Diário de S. Paulo (SP) descobriu um William paulista casando no mesmo dia do príncipe. E em um castelo. De posse desse ouro puro para a edição de hoje, não teve qualquer dúvida em ignorar a foto do casamento real - aquela que saiu em 10 de cada 10 jornais do mundo - e bancou o "nosso" William.
O Estado de Minas (Belo Horizonte, MG) teve a mesma ideia, mas conseguiu além de um Willian (com "n") mineiro também uma Catarina local.
Isso é jornalismo puro.
Da melhor qualidade.
No jornalismo da preguiça, que contamina 90% das redações brasileiras, essas maravilhosas matérias não aparecem.
Que bom que há 10% dos jornais vacinados contra a acomodação.
Bom jornalismo dá trabalho. Mas vale a pena.


10 comentários:

  1. E a relevância localista (ou algo perto disso) que era pregada neste blog, foi-se?

    ResponderExcluir
  2. Poxa xará, você não acha que falar do William paulista (ou Willian mineiro), um cidadão como qualquer leitor dos jornais, é localismo relevante?

    ResponderExcluir
  3. Com certeza o leitor (que é que realmente interessa) ficou menos interessado pelas fotos e "curiosidades" dos William(n)s comuns do que a do William verdadeiro. Definitivamente, aposta boba do Diário de S. Paulo. Já O Estado de Minas acertou. Fez uma sem abrir mão da outra. É isso. E ponto.

    ResponderExcluir
  4. Aliás, o Estado de MG também fez bobagem. Por que "Lá, as bodas de sonho"? Por acaso, o casamento de William e Kate não aconteceu de verdade? Na ânsia de mostrar "criatividade", o editor confundiu realeza com realidade e sonho/exuberância com fantasia. Salada pura. É isso. E ponto.

    ResponderExcluir
  5. Não, Nico, não é por aí.
    Na capa do Diário SP não há o casal real, só o casal paulista. Mas internamente há toda cobertura do casamento de Londres também. Com fotos, é claro.
    Acho que o Diário SP acertou em cheio.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. "Internamente"? Essa é boa. Estamos falando de capa. Piorou. O DSP não deu chamada do casamento de Londres.

    ResponderExcluir
  7. Caro,
    Essa é exatamente a graça do DSP. Olhe a manchete: "O casamento real de William e sua princesa". Aí você olha a foto e vê que se tratar não dos príncipes, mas de outros. Isso é jornalismo, o que foge da obviedade.
    Chamada de Londres? E precisa?

    ResponderExcluir
  8. Isso não é jornalismo. É pegadinha infantil, Eduardo.

    ResponderExcluir
  9. Discordo, Nico.
    É jornalismo, sim, da melhor qualidade.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez, a mídia sucumbe ao dinheiro fácil. Fazer crer que o casamento de de um príncipe fajuto vale alguma coisa é soda. E ainda tem jornalista que pensa que faz um bom trabalho tratando lixo como luxo.

    ResponderExcluir