Imprima essa Página Mídia Mundo: Manipulação ingênua da informação

domingo, 17 de abril de 2011

Manipulação ingênua da informação


Impressionante a ocasião perdida pela Folha da Região (Araçatuba, SP), parece até uma decisão empresarial.

Durante um mês os repórteres do jornal fizeram um porta a porta entrevistando mil moradores. Pediam uma nota de 1 a 10 para o prefeito Cido Sério.

Nada menos que 57,4% deram nota 1 e 10,8% nota 2. Ou seja, 2 de cada 3 moradores da cidade não suportam Cido.

Mas a capa do jornal mostra outra coisa. No visual a primeira informação é que 12 pessoas deram nota 10.

Trata-se de um estelionato informativo. A reportagem da Folha fez seu trabalho, possivelmente a direção decretou uma intervenção.

Que pena. O leitor, para variar, perdeu.

9 comentários:

  1. O Tessler não entendeu o espírito da coisa e o conjunto da obra. Que pena!

    ResponderExcluir
  2. Tudo entendido, Milton. Mas aqui não funciona o conjunto da obra. O primeiro olhar é o que determina a sensação do leitor. Cido levou nota 10. E não é o que a matéria diz.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mas, a foto é ótima! Ele tapa a boca no reflexo...'N' interpretações. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, Tessler. De 1.000 entrevistados, 12 deram 10 (tudo lá, do lado de cima da dobra). É óbvio que o leitor percebe isso de primeira. Uma análise preguiçosa não consegue atentar para o que está na cara. Quanto à utilização de termos como "manipulação" e "estelionato", eu só posso dizer uma coisa: foi, no mínimo, uma atitude leviana deste Midia Mundo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Tessler. Quem vê a primeira página do jornal, e muitos passam os olhos em bancas e jornaleiros, tem a impressão de que o prefeito é nota 10. Pelo resultado da pesquisa, deveriam enfatizar o contrário. Como se dizia no tempo dos militares, um termo ainda bem atual, é um jornal "lambe botas", evidentemente.
    Felipe Braga

    ResponderExcluir
  7. Milton, lamentavelmente a informação imediata (como você diz, do lado de cima da dobra) é que o prefeito ganhou nota 10. O resto é explicação.
    Jussara, a foto é realmente ótima.

    Abraço (leviano?) do editor do Mídia Mundo

    ResponderExcluir
  8. O Tessler não entendeu e não quer entender. Para isso, precisaria de uma certa dose de humildade. Tessler, eu não vou ensinar o Pai Nosso a um suposto vigário, mas o seu site prestaria um bem enorme aos leitores/internautas se fosse um pouco mais coerente. Há alguns dias, por exemplo, você arrebentou com o Zero Hora porque o seu jornal conterrâneo deu uma manchete que, em tese, teria muito mais lógica ao O Globo, que ignorou o assunto na capa. O ZH quis ser mais realista que o rei, você afirmou. No dia seguinte, O Globo deu uma suíte do mesmíssimo assunto na capa, de manchete, claramente como quem corre atrás do prejuízo, e você fez de conta que não viu (?).

    ResponderExcluir
  9. Porrada!!! Porrada!!! Não sei como falam mau do Cido assim!!! Porrada!!

    ResponderExcluir