Imprima essa Página Mídia Mundo: O localismo invadiu a informação

terça-feira, 26 de abril de 2011

O localismo invadiu a informação


A manchete do Comércio da Franca (Franca, SP) chega a ser bairrista.

Por acaso a metade dos paulistas e dos brasileiros também não têm mais 4 dias para entregar a declaração de ajuste do Imposto de Renda?

Parece que só em Franca o prazo termina sexta-feira.


3 comentários:

  1. Às vezes você se contradiz. O jornal é para os moradores de Franca, certo? Nada mais justo que focar na população local. Não entendi sua implicância...

    É igual aos elogios/constatações que às vezes faz para os veículos estrangeiros. Se um brasileiro dá no dia seguinte que o Felipe Massa ganhou a corrida no domingo de manhã, você critica. Se o jornal de Madrid dá, um dia depois, que o Real foi campeão, você elogia.

    Gosto muito do blog. Longe de mim querer te desanimar, é apenas uma constatação de uma falha de critérios...

    ResponderExcluir
  2. Caro Rafael,
    Agradeço suas observações, mas acho que você não entendeu o que eu disse. O jornalismo é, sim, cada vez mais local. O que não é possível é deturpar a informação na ânsia de ser mais local ainda (como no caso de Franca).
    Sobre Massa-Real Madrid: não é errado dar a informação de que Massa ganhou. Errado é limitar-se a dizer que ele ganhou. É preciso procurar o algo mais. Interpretar a vitória. Isso os espanhois sabem fazer.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Hum, obrigado por enriquecer o debate. Poucos blogueiros interagem no espaço de comentários.

    Como eu não leio o conteúdo dos jornais espanhóis, acabo julgando-os pela capa mesmo. E para mim, acaba soando como "Massa ganha em Interlagos".

    Entendi a crítica ao jornal de Franca. Realmente passou desapercebido o fato de que distorceram o número da pesquisa. Erro de interpretação meu. Foi mal!

    ResponderExcluir