Imprima essa Página Mídia Mundo: Se você não sabe, não conte - Update

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Se você não sabe, não conte - Update



Leia o Update ao final do post:

O que ameaça o fim dos jornais não é o avanço das mídias digitais, mas o mau uso que os editores fazem de seus exemplares.

Como dar ao leitor uma notícia pela metade?

Imagine-se assinante de qualquer um dos quatro jornais desse post. Você acorda e quer saber quem venceu as eleições americanas.

Ou você encontra no seu exemplar, ou busca no rádio, na TV ou na Internet.


Só o que não vale é o jornal que você paga dar uma informação pela metade.

Folha de S. Paulo (SP), O Estado de S. Paulo (SP), Zero Hora (Porto Alegre, RS) e Correio Braziliense (Brasília, DF) se prepararam para publicar em manchete o resultado das urnas. Como o processo foi mais lento do que o esperado, a manchete saiu capenga, incompleta, o famoso "engana-leitor".

É o fim do jornalismo de papel. Uma lástima. A prova de total irrelevância do meio jornal. Um exemplar desnecessário, bêbado, perdido no mundo.

A Folha até ficou conhecida por dar resultado de primeiro tempo das partidas de futebol - um desserviço deselegante.

Um conselho: se a edição precisa fechar e você não tem a informação para dar, encontre outra manchete, de outro tema. A informação incompleta é um suicídio anunciado.


UPDATE: Pelo menos 3 dos 4 jornais acima citados editaram um terceiro clichê informando o resultado das urnas nos EUA.
Abaixo as 3 capas, que ficaram prontas depois das 2h da madrugada, em um ágil trabalho de quem ficou no plantão.







2 comentários:

  1. Eduardo,

    Sou leitor assíduo do seu blog. Assino no reader e aguardo sempre por novas atualizações. Gosto do jeito como realiza a "leitura" das capas.

    Contudo, cabe uma retificação neste caso, em especial: a referência que fazes ao jornal Zero Hora é apenas da primeira edição. Ficamos todos atentos, com a redação cheia, até às 3h e pouco da manhã e editamos uma capa com o resultado da eleição na segunda rodagem (disponível aqui: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150251909114956&set=a.284218549955.33211.46452974955&type=1&theater).

    Abraço e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. O Correio Braziliense não produziu terceiro clichê. Fizemos uma única edição, fechada às 2h45 desta quarta-feira com a notícia da reeleição de Barack Obama. Grato. Rodrigo Craveiro (subeditor de Mundo)

    ResponderExcluir