Imprima essa Página Mídia Mundo: Conte algo novo, por favor

terça-feira, 30 de abril de 2013

Conte algo novo, por favor


Os jornais brasileiros vivem se queixando de queda de leitores, fuga de audiência, e atribuem a causa ao crescimento da mídia digital e outras desculpas do gênero.

A causa, na verdade, é a própria cegueira dos jornais em entender em que mundo de atuam.

Se a Polícia Federal prendeu dois secretários e mais 16 pessoal no início da manhã da ontem, como chegar as bancas hoje com a manchete "PF prende dois secretários e mais 16 por fraude ambiental" e ainda querer cobrar R$ 2,50 por isso, como faz Zero Hora (Porto Alegre, RS)?

O próprio site do jornal gaúcho já anunciava a mesma informação ontem, às 08h18, conforme tela ao lado.

O dia seguinte a uma grande operação da Polícia precisa ser de muitas novidades, deve contar o que o leitor ainda não sabe. E anunciar a novidade em manchete. Para isso serve um jornal.

Análises, entrevistas, evoluir do simples fato para contar os motivos, aquilo que ninguém viu.

Repetir o que o meio digitalizado e ligado na TV já sabe e ainda querer cobrar por isso é não enxergar que o mundo mudou. E os leitores também.



Um comentário:

  1. é uma manchete difícil. Esse jornal chegou na casa do leitor 24h depois do início das prisões. Mas já estou acreditando que contar a quantidade de verboso na capa é um bom jeito de se verificar a falta de habilidade de uma equipe de fechamento.

    ResponderExcluir