Imprima essa Página Mídia Mundo: O dilema da tragédia com a alegria

sexta-feira, 4 de julho de 2014

O dilema da tragédia com a alegria


O desabamento do viaduto em Belo Horizonte foi um duro golpe em quem já comemorava que tudo estava dando certo na Copa. Possivelmente é mais que um acidente. É preciso investigar.

Os jornais mineiros saíram monotemáticos - ou quase - hoje, como não poderia deixar de ser. O dilema dos chefes de redação é como publicar tudo o que quero dar na capa? Editar é tomar decisões. 

A decisão correta de jornais modernos hoje é apostar apenas no acidente. A Copa está na TV. Ninguém precisa ler jornal para saber que o Brasil enfrenta hoje a Colômbia.

Hoje em Dia (Belo Horizonte, MG) foi além: outros viadutos estão sob suspeita. É preciso evitar novas tragédias. Também a foto conta algo novo, diferente da TV. E relegou o futebol a um pequeno espaço.

Estado de Minas (Belo Horizonte, MG) publicou a foto mais impactante, embora uma imagem conhecida pela cobertura exaustiva da TV. O Tempo (Belo Horizonte, MG) fala em descaso, mas aos 45 do segundo tempo encontra espaço para falar muito de futebol. A alegria da Seleção não combina com a desgraça do acidente.

Metro (Belo Horizonte, MG) trabalha com mais de uma foto, mas não avança. O popular Super Notícia (Belo Horizonte, MG) é quem menos conta a história. E ainda coloca a foto de Babi Rossi para disputar atenção.

O grande desafio é a edição de amanhã. A Seleção Brasileira pode fazer o que bem entender em Fortaleza, o mineiro precisa dos jornais para entender as causas da tragédia de Belo Horizonte. Avançar e contar o que ninguém viu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário