Imprima essa Página Mídia Mundo: A estratégia "engana notícia"

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A estratégia "engana notícia"


O diário Zero Hora (Porto Alegre, RS) tem o hábito de enganar o leitor considerando o sábado com o mesmo peso informativo do domingo, nas edições de segunda-feira.

Por que?

Porque o jornal decidiu que o fechamento da edição dominical acontece ante do meio-dia de sábado, portanto sem o futebol. O domingo é um jornal mais frio, menos noticioso, mais analítico.

Até aí tudo bem, trata-se da estratégia da empresa.

O problema é querer "compensar" isso na segunda-feira. E ainda pretender dar pesos iguais às duas principais equipes locais, Grêmio e Internacional.

O Grêmio jogou sábado. Ganhou do Flamengo no Maracanã. Os gremistas souberam disso pela TV, pelo rádio e pela Internet. O Inter jogou domingo e perdeu em casa para o Figueirense. É uma bomba, crise pelos lados do Beira-Rio.

Para o jornal de segunda-feira não há termos de comparação: a informação - e repercussão - sobre o Internacional deve ser soberana. Grêmio é notícia velha. Simples assim. Mas ZH sobe no muro e dá o mesmo peso aos dois clubes. Pior, ainda arranja um jeito de colocar o morto-vivo Massa na mesma capa, como se a Fórmula-1 tivesse a mesma importância dos tempos de Ayrton Senna.

Zero Hora passou por uma renovação gráfica em maio. Faltou se renovar editorialmente.

Um comentário:

  1. E ver um enorme 4544 na capa. A empresa precisa disso? Ou seria um editorial ?

    ResponderExcluir