Imprima essa Página Mídia Mundo: A Cidade deixa de circular

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

A Cidade deixa de circular


Mais um diário impresso deixa de circular. Dessa vez foi o centenário A Cidade (Ribeirão Preto, SP), que chegou às bancas pela última vez terça-feira.

Mergulhado em crises econômicas, o jornal já havia enxugado ao máximo a operação. Segunda-feira demitiu muitos profissionais e agora passa a existir apenas na Internet.

Há uma operação organizada para devolver dinheiro de assinantes ativos e o anúncio de que será instalado um paywall a partir do próximo mês.

Mais um exemplo de um jornal que não entendeu seu sentido a tempo. Quando quis reagir, já era tarde.

Fotos: divulgação

6 comentários:

  1. Caro, Tessler. Antes tarde do que nunca, comento o seu post. Lamentável colocação. Mais ainda lamentável é não ser ouvido (esqueceu o princípio básico do jornalismo?). Primeiro: não existe nada de mergulhado em crise. E nem a afirmação do jornal que não entendeu seu sentido a tempo. Demitiu "muitos" jornalistas. Jornalismo é exatidão, não? E passa a existir só no digital? Quero informá-lo que o ACidade ON é um projeto em crescimento e uma rede de portais. Já estamos em quatro regiões do Interior do Estado. Mas se você tivesse checado, teria dado a informação correta. Um abraço. Josué Suzuki

    ResponderExcluir
  2. Caro Josué,
    Agradeço seu comentário e - lamento - não mudo uma vírgula sequer do post.
    A informação está correta. Extremamente correta.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Uma pena este tipo de postura. Opinar, até podemos aceitar. Mas para INFORMAR é preciso apuração. Mas isso se ensina aos iniciantes. Como a informação está errada e incompleta, aproveito este espaço democrático para corrigir que não havia situação de mergulhado em crise, mas uma decisão estratégica, apesar da inegável crise do meio impresso e queda de faturamento e assinantes. Não concordar com a decisão é um direito, claro. Mas foi o que houve (se tivesse entrado em contato, como outros fizeram na ocasião, teria passado uma informação mais completa, real, sem deixar de fazer suas análises. Bom, mas continuando a aproveitar o espaço, aproveito para alertar que não somos apenas um site que assumiu o lugar de um jornal. Estamos desenvolvendo uma rede de portais para o Interior do Estado. Quem sabe não expandimos para outras regiões...Hoje são quatro portais, em Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos, uma rede de informação do Interior. Obrigado pela oportunidade em esclarecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Josué,
      Entendo seu desejo de tentar transformar um limão em limonada, mas:
      1. É fato que A Cidade deixou de circular como impresso.
      2. É fato que isso se deve, como você mesmo diz, "por crise no meio impresso e queda de faturamento e assinantes".
      3. Isso independe de eu entrar ou não em contato com vocês naquele momento, uma vez que Mídia Mundo não consegue falar com todas as suas fontes em todos os momentos (como você deve ter percebido, esse site não tem patrocínio e seu editor precisa trabalhar...).
      4. Aposto uma rodada de chope no Pinguim que a ordem de sua explicação é inversa: não foi a estratégia de montar uma rede de portais que matou o impresso, mas a morte anunciada do impresso fez o grupo determinar uma aposta pela rede.
      5. Lamento que você não aceite que um site como Mídia Mundo enxergue os problemas que certamente vocês passaram - e ainda passarão. O inimigo é outro, Josué.
      Esse espaço sempre estará aberto para você e para qualquer outro profissional da comunicação.

      Excluir
  4. Tessler, aceito sim que o site enxergue os problemas. Mas reforço que uma coisa é enxergar, analisar, outra é passar uma informação. Se não há tempo de entrar em contato (e entendo isso perfeitamente), fique então na análise, por favor. Como disse, não havia a situação de mergulhado em crise ou que não entendemos nosso papel. Aliás, alguns que sabiam da nossa realidade chegaram a opinar que fomos precipitados, que nossa situação não pedia o fim o impresso, pois conhecem casos bem piores que continuam tocando o impresso aos trancos e barrancos. Engraçado como ninguém consegue aceitar que nossa decisão foi pensada. Criar a rede de portais não é fazer do limão uma limonada. Pelo menos não foi o nosso caso. Mas difícil fazer os sábios da mídia entenderem que nem sempre precisamos de uma consultoria para termos um projeto. Podemos ter errado e você tem todo o direito de opinar sobre isso. Mas quando quiser passar da análise para informação sobre nós, terei prazer em atendê-lo. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Direito de Resposta publicado, como sempre, neste espaço.
    Contudo, Mídia Mundo não altera em nada o que foi escrito no post. A crise existe e a interrupção na circulação do impresso veio como curativo para a ferida aberta.
    Os "sábios da mídia", às vezes, conhecem os problemas.
    Torço pelo sucesso do grupo.
    Um abraço

    ResponderExcluir