Imprima essa Página Mídia Mundo: Já rolou alguma cabeça em Zero Hora? - UPDATE

domingo, 20 de janeiro de 2019

Já rolou alguma cabeça em Zero Hora? - UPDATE


Um jornal não é só Redação.

O departamento comercial é fundamental para a sobrevivência do negócio.

Sexta-feira, Zero Hora (Porto Alegre, RS) publicou em suas páginas 5 e 9 o anúncio do mesmo produto, com a mesma arte - apenas pequenos detalhes que identificam o estabelecimento comercial que o vende. E o preço.

O primeiro mercado (ESQ) vende mais barato. E deve ter ficado muito contente com a comparação inevitável.

Mas e o segundo mercado (DIR)? O que pensar do impresso que cobra um preço alto para essa propaganda de efeito contrário? Ninguém poderia avisar o cliente?

Agora o detalhe: em algum momento alguém colocou a palavra "NÃO" na arte. Provavelmente informando à equipe que essa arte não deveria ser publicada.

Mas como os espíritos jogam contra os impressos, é claro que saiu a arte que, possivelmente, não deveria ter saído.

Se isso acontece em um grande jornal, como o Zero Hora, o que mais deve ocorrer sem que o leitor saiba?

Incrível é quem 2019 a filosofia de trabalho não deveria mais ser a de venda de espaço no papel, como se fazia antes, mas a parceria publicação-anunciante. Um ganha-ganha.

Sexta-feira foi um ganha-perde. E perde muito.

Updating: fui informado por alguns leitores atentos que o tal "NÃO" no anúncio faz parte da publicidade (cada um bola do seu jeito, quem sou eu para criticar).
Isso significa que o primeiro anúncio (da pág. 5) está "incompleto", mas pode ser também uma "grande sacada" publicitária. Prefiro não arriscar.

De qualquer maneira o grande problema não é esse, mas sim a falta de respeito com o anunciante. Ninguém se dignou a avisar o mercado que havia um mesmo anúncio de seu concorrente por um preço mais barato. O vendedor apenas pensou na comissão por venda. E, possivelmente, perdeu o cliente.
A propósito, na edição de sexta-feira passada do Zero Hora (uma semana depois da derrapagem) não há anúncio do mercado prejudicado. Mas há 3 páginas do mercado privilegiado. Coincidência?


Nenhum comentário:

Postar um comentário