Imprima essa Página Mídia Mundo: Liberdade para La Prensa

sábado, 14 de agosto de 2021

Liberdade para La Prensa

 

Primeiro foi a Alfândega, que quinta-feira inventou alguns motivos para barrar a entrada de papel importado que seria usado para rodar o diário La Prensa (Manágua, Nicarágua). O jornal, desde então, não está sendo impresso.

Nessa madrugada a polícia prendeu o gerente geral de La Prensa, Juan Lorenzo Holmann, alegando investigação sobre lavagem de dinheiro e fraude aduaneira. Há dois meses colocou em prisão domiciliar a sócia de La Prensa, Cristiana Chamorro, também pré-candidata à presidência.

O nome dessas operações absurdas - e sem nenhuma base de fatos - é ditadura. O presidente Daniel Ortega, que já alterou a constituição para permanecer quantos mandatos quiser no comando do país, entendeu que não teria força política para chegar ao quarto mandato. Decidiu, então, colocar na cadeia quem ousar ser contra o governo. E, na dúvida, preferiu silenciar o mais respeitado veículo de comunicação da Nicarágua.

Não existe democracia sem imprensa livre. 

Tive o prazer de trabalhar com La Prensa há alguns meses, como consultor. Juan Lorenzo e Cristiana foram dois de meus interlocutores. Extremamente profissionais, buscávamos juntos saídas criativas para  recuperar a saúde financeira da empresa, sem perder a ética jornalística e a relevância na sociedade nicaraguense. Conseguimos avançar bastante - antes de Ortega apelar para a força. Criamos laços de amizade. Torço muito por eles.

Ditaduras, de esquerda e de direita, fazem mal ao jornalismo. Se incomodam quando repórteres fazem bem o seu trabalho. Sem conseguir esconder as maracutaias, ditadores apelam para a força para calar meios de comunicação.

Liberdade para La Prensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário