Imprima essa Página Mídia Mundo: Selvageria em Caracas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Selvageria em Caracas

Simpatizantes do presidente Hugo Chávez agrediram 12 jornalistas nas ruas de Caracas ontem.
Oito deles receberam atendimento médico.
Detalhe: todos pertencem à Cadena Capriles, que edita o jornal Últimas Notícias.
O UN é considerado o mais chavista de todos os jornais da Venezuela.
Os agressores passaram dos limites.
Muito.

4 comentários:

  1. Bem equivocada esta afirmação de que o Ultimas Noticias é o mais chavista. A Cadena Capriles, que edita esse periódico e o "El Mundo" é provavelmente a mais equilibrada entre as empresas jornalísticas. De fato, o diretor do jornal, que era anti-chavista, agora é entusista do presidente. Nos editoriais dá pra perceber essa tendência. Mas em dois meses morando em Caracas, fazendo pesquisa para monografia, identifiquei que o Ultimas Noticias é equilibrado.

    ResponderExcluir
  2. Caro Fernando,
    Muito legal seu e-mail.
    A Cadena Capriles é realmente equilibrada. Miguel Angel Capriles é um cara muito inteligente, que pensa bem mais à frente do que os empresários da concorrência.
    De fato o posicionamento do diretor, Eleazar Rangel, é de extremo chavismo.
    Jornais como El Nacional e El Universal são anti-chavistas de primeira ordem. Últimas Notícias não. Também por isso é o preferido do governo para os anúncios oficiais.
    Há gente muito boa no UN. Mas entre os três, é sim o mais chavista. Ainda que Capriles não seja.
    Falei com alguns colegas da redação do UN ontem, a situação estava muito tensa.
    Devo ir a Caracas no início de setembro.
    Podemos conversar sobre isso, se você estiver por lá.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tessler
    Não moro mais em Caracas. Estive lá em agosto e setembro de 2008. Conheci vários meios de comunicação e entre os meios impressos (inclusive no UN)que escolhi jornalistas pra entrevistar, fui muito bem recebido em todos. Afirmei que era equivocada a informação de o UN ser mais chavista, levando em conta, por exemplo, o Diario Vea, que tem uma tiragem considerável (cerca de 80 mil nos finais de semana) e não esconde ser alinhado ao governo, inclusive na recepção do jornal tem um banner grande do Chávez. Mas é claro, que a tiragem é bem menor do que o UN, que deve tá perto de 500 mil.
    Sobre o fato, chamou a atenção que nessa capa tem um editorial. Não lembro de ter visto antes em algum meio impresso. Geralmente, em casos como esse, vejo capas bem mais apelativas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Fernando,
    Hoje os jornais que circulam entre os chamados formadores de opinião (odeio esse chavão, mas enfim...) são os três: UN, El Nacional e El Universal. Os outros são coadjuvantes, mesmo o Vea.
    O El Universal coloca um editorial de capa a cada 6 meses, mais ou menos, assinado por seu presidente, Andreas Matta, um cara bem inteligente, que vive mais nos EUA que na Venezuela.
    Acho que o Eleazar Rangel precisou dar uma resposta à barbárie. A redação e a empresa esperavam a reação. Por isso o editorial na capa.
    No fim do ano passado o UN deu um pau no governo (não lembro exatamente o motivo) e Chavez mandou retirar a publicidade do jornal. Ficou 4 meses sem propaganda oficial. Aí o governo foi obrigado a recuar. Para chegar no venezuelano "pueblo, de los barrios" teve que voltar a anunciar no UN.
    Abraço!

    ResponderExcluir