Imprima essa Página Mídia Mundo: Simplesmente genial

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Simplesmente genial


A melhor forma de contar como serão as transformações de uma cidade é com ilustrações.

Quanto mais rápido for o entendimento, melhor.

E se o traço for bem feito, bonito, não tem erro.

Foi assim que o popular Hora de Santa Catarina (Florianópolis, SC) apresentou as mudanças no trânsito da cidade.

Não há como não ler. Os traços do artista gráfico (que lamentavelmente não recebeu crédito e cuja assinatura ficou difícil de decifrar) são geniais.

2 comentários:

  1. Bem legal mesmo a solução. E mais legal foi a aposta do jornal em colocar uma única chamada na capa para valorizar a ilustra e a informação. Estão de parabéns.
    E já que estou aqui, deixa perguntar: o que você está achando do novo jornal "Brasil Economico"? abç

    ResponderExcluir
  2. Caro Rodrigo,
    Obrigado pela leitura!
    Rapaz, acho que ainda é cedo para se avaliar o Brasil Econômico. Qualquer opinião não é definitiva. Os jornais que surgem "do zero" demoram um pouco até acertarem os ponteiros. Todo o processo de nascimento do BE foi rápido demais.
    Mas para não deixar você sem resposta, lá vai: gosto do projeto gráfico, mas ele traz uma "pegadinha". Se você abre bem as fotos, as imagens precisam ser muito boas. As atuais são apenas razoáveis. Não mereceriam tanto destaque. Um jornal de nicho - economia - precisa ser melhor que o conteúdo que os generalistas Folha, Estado e O Globo) trazem na área. Mas nem sempre isso acontece. O jornal precisa ser relevante, fundamental. Por enquanto ele não é relevante, me parece solto demais. Ou seja, minha sensação até agora é que se eu ler o BE ou não ler não fará muita diferença.
    Veja que com o Valor Econômico a sensação não é essa. O VE já conquistou um espaço, já tem fontes que querem aparecer, que guardam informações exclusivas.
    Há matérias no BE totalmente descartáveis, exageradamente enormes (como a da Kopenhagen, na edição de hoje).
    Também faltam boas histórias, reportagens de verdade. Histórias que não estão na grande mídia.
    Não tenho dúvidas que o BE poderá encontrar um caminho. Gosto muito da idéia dos "mezzaninos", a parte alta da página para breves. Fizemos isso no Correio* (Bahia) com enorme sucesso.
    Então, gosto do perfil do BE, mas ele ainda não me conquistou. Quem sabe com o tempo.
    Abraço!

    ResponderExcluir