Imprima essa Página Mídia Mundo: Publicidade de jornais (I)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Publicidade de jornais (I)

O lançamento - ou relançamento - de um jornal precisa, necessariamente, vir acompanhado de uma boa campanha de publicidade e de marketing.
O risco de ficar calado é promover um relançamento "clandestino": ninguém fica sabendo. Aí o jornal não melhora sua circulação, demora muito mais tempo para crescer, para que o leitor entenda o que se fez.
Uma das melhores campanhas de relançamento de um jornal aconteceu na Grécia, na revolução que aconteceu com o jornal Eleftheros Tipos (Atenas, Grécia).
O jornal estava morto, com menos de mil cópias vendidas por dia. Não aparecia no top ten das bancas. Desnecessário total.
A profunda mexida foi uma revolução. O ET saltou para a vice-liderança do país, alcançando a ponta em alguns domingos. Genial.
A campanha da Ogilvy soube entender o conceito da mudança.




PS1: A revolução do ET foi coordenada pela Innovation Media Consulting. Tive o prazer de fazer parte deste grupo que mexeu com a imprensa grega. O desenho do jornal, do espanhol Javier Errea, ganhou todos os prêmio de design da SND.

PS2: Lamentavelmente os acionistas do jornal decidiram fechá-lo na metade deste ano. Não por problemas econômicos, mas pelos interesses políticos. Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário