Imprima essa Página Mídia Mundo: De novo a Folha quer ser mais do que é

sexta-feira, 16 de abril de 2010

De novo a Folha quer ser mais do que é


A Folha de S. Paulo (SP) é um jornal de São Paulo.

Ponto.

Mas parece que na Barão de Limeira muita gente não entende isso.

A ambição de ser um líder internacional faz o jornal cometer absurdos que podem comprometer seu sucesso entre os paulistas (grande maioria de sua audiência).

Dar manchete outra vez para temas do exterior - agora com a fumaça da Europa - é convidar o leitor a ir para a concorrência.

2 comentários:

  1. Meu filho, permita-me chamá-lo assim, pois tenho mais de 70 anos, não vejo problema em a Folha dar uma manchete sobre um tema internacional. Ainda mais devido às dimensões do problema. A forma de apresentá-lo é que deveria estar focado na repercussão local. Há casos de temas internacionais que impactaram positivamente nas vendas até mesmo de jornais regionais, como a posse de Obama. É preciso ficar atento para fórmulas não se tornarem receitas que valem para todos. Bom domingo e aproveite o dia com a família.

    ResponderExcluir
  2. Obama vale. 11 de setembro vale. Atentado em Londres vale. Queda de avião vale.
    Fumaça de vulcão só vale se você jogar o caso para o Brasil, para SP. Da maneira como a Folha fez não vale. É a notícia pura, não suas consequências.
    Ser regional não significa que você não acompanha os fatos internacionais, claro que não. Mas para ser manchete é preciso ser muito significativo. E sempre repercutir no mundo dos seus leitores.
    A grande fórmula é não ter fórmula. Mas ter lógica, olhar com os olhos do leitor.

    ResponderExcluir