Imprima essa Página Mídia Mundo: Os 100 anos de uma grande cidade

sábado, 29 de maio de 2010

Os 100 anos de uma grande cidade

Caxias do Sul é uma das maiores e mais importantes cidades da Região Sul. Pólo industrial de qualidade, ainda exibe um marcante acento italiano. Hoje, a cidade comemora 100 anos.
O centenário não é uma data qualquer. Merece festa.
Curiosamente os dois jornais da cidade apostaram na mesma estratégia. O diário Pioneiro (Caxias do Sul, RS) encontrou uma maravihosa foto da chegada do trem em 1910. Já o semanário O Caxiense (Caxias do Sul, RS) mostrou a evolução de um dos pontos típicos da cidade, com a previsível chamada Caxias 100 anos.
Os dois cumpriram a missão de comemorar o centenário, mesmo sem o algo a mais que eleva um jornal da categoria de útil para a de necessário.
O Pioneiro quase chegou lá. A escolha de produzir a capa em preto e branco foi acertadíssima. Chama a atenção do leitor imediatamente. Talvez a manchete tenha deixado um pouco a desejar. A Caxias de 1910 pode ser um subtítulo, não a chamada principal. Bastava encontrar uma expressão da época, até mesmo no dialeto ítalo-gaúcho, e publicá-la com a graphia da época, que a capa seria guardada como um presente a todos os caxienses.
Parabéns a Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário