Imprima essa Página Mídia Mundo: Cinco lições de quem conhece

sábado, 20 de outubro de 2012

Cinco lições de quem conhece

Não chame o espanhol Juan Antonio Giner de professor. Apesar de passar a vida ensinando, sua carreira acadêmica foi meteórica. Giner é jornalista puro-sangue, que gosta cada dia mais do que faz. Hoje é presidente da Innovation Media Consulting Group, vive em redações do mundo inteiro, provoca os melhores executivos de mídia do planeta e costuma exibir seu talento em concorridas palestras - verdadeiros shows.


Na entrevista publicada hoje pelo site La Información (Madri, Espanha) Giner - com sua acidez peculiar - se posiciona sobre muitos dos males do jornalismo contemporâneo e ensaia algumas soluções.

Cinco lições que ficam da entrevista:

1. "A melhor estratégia (para as empresas de comunicação) é investir em talento jornalístico. Não se faz chocolate sem cacau".

2. "Os jornalistas estão sofrendo mais do que o razoável em muitas empresas governadas e geridas por autênticos incompetentes".

3. "Só conseguirão trabalho os (jornalistas) melhor preparados, que tenham a cabeça melhor mobiliada, dominem as novas narrativas multimídia, não sejam monoglotas e, sobretudo, estejam dispostos a comer o mundo. É uma profissão para gente apaixonada".

4. "Há jornais escandalosos que vendem milhões de exemplares e sites sem nenhuma credibilidade que acumulam muitíssimo tráfico, mas isso é confundir quantidade com qualidade. Tudo isso não é jornalismo. (...) Me preocupa que jornalistas pensem que isso é jornalismo, quando se trata de lixo ou pornomiséria".

5. "Eu só creio em jornalismo profissional. Prefiro os médicos profissionais que os curandeiros".

Vale a pena ler na íntegra (em espanhol).

PS: Tenho o prazer de trabalhar com Juan Antonio Giner desde o ano 2000. Dirijo a Innovation no Brasil e trabalho como consultor internacional da empresa em projetos pelo mundo, onde - invariavelmente - cruzo com o bom humor inteligente de Giner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário