Imprima essa Página Mídia Mundo: O ditador português

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O ditador português


O "gajo" da foto chama-se Alberto João Jardim. É o presidente da Ilha da Madeira. Sim, na Madeira quem comanda é presidente, mesmo sendo um estado português.

Jardim foi eleito pela primeira vez em 1978. Desde então é sempre reeleito ao cargo. Sim, na Madeira não há limites para reeleições. Há 35 anos AJJ manda e desmanda na ilha.

Jardim é dono do Jornal da Madeira (Funchal, Portugal), um jornal pequeno e insignificante que recebe TODA a verba publicitária da Ilha da Madeira. Sim, é ele quem decide para onde vai a publicidade.

O JM tem um testa-de-ferro, depois que a Justiça proibiu o presidente de ter o seu jornal. Ah, bom.

Acontece que o jornal mais tradicional da Ilha da Madeira é o concorrente Diário de Notícias (Funchal, Portugal). É o jornal de referência, sério, que pratica jornalismo de verdade.

O JM é uma coleção de releases da "turma do Jardim". O DN é correto, defende os valores da Ilha, muito além dos interesses de um político.

Hoje Jardim conseguiu ir mais além de suas habituais loucuras: passeando pela organização do Rali Vinho da Madeira - competição tradicional da Ilha - o presidente viu o Diário de Notícias sobre uma mesa. Imediatamente, sem dizer os motivos, rasgou o exemplar, para deleite dos fotógrafos.

O ditador da Madeira consegue ser mais feroz que o venezuelano Hugo Chávez ou o cubano Fidel Castro: ao inimigo, bananas.

Tudo isso em um país democrático da Europa: Portugal.

Os inimigos da imprensa estão onde menos se espera.

4 comentários:

  1. Sabe que o diz do Diário de Notícias é falso, não sabe? O Diário de Notícias é pago pelo CDS e PS (dois partidos da oposição).
    O Jornal da Madeira como poderá ver em qualquer lugar, pertence à Igreja Católica.

    Sabe o que faz o Diário de Notícias? Pega em mentiras e as publica diariamente, pouco independente. Por isso, este seu post deveria ser algo mais sério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito ruim alguém assinar como Baby Boy Swim - e não assumir sua real identidade - pregar moral em nome de um político que está há 35 anos ininterruptos no poder - e que ainda por cima rasga exemplares dos jornais que contestam sua gestão.
      Igreja católica é dona do JM? Conte outra, meu caro.
      Para quem ainda tem dúvidas, o presidente da Madeira, Alberto João Jardim, deliberadamente, coloca rios de dinheiro público em um jornal sem qualquer significância e extremamente parcial - aliás, de um testa-de-ferro dele mesmo. E, é claro, nem um euro no concorrente, o independente Diário de Notícias.
      Essa é uma prática muito utilizada por ditadores que desejam controlar a imprensa.
      Esses são os verdadeiros inimigos da democracia.

      Excluir
    2. Grande BaBy BoY sWiM!!! Deves viver no mundo da lua, certo?!

      Dizer que o JM é pertence da Igreja Católica quando só têm 0,1% do capital (o Governo do homem que defende tem 90 e muitos por cento), uma Igreja que não manda nada na definição do que de mal faz o JM... que custa quase 11 mil euros por mês pago pelo Sr. Governo da Madeira com dinheiro dos impostos dos madeirenses...

      Sim, comparar um jornal privado que tenta sobreviver à custa de publicidade, sim paga também por esses partidos que disse, mas por muitos mais empresas (infelizmente cada vez menos) que apostam nesse projecto...com a aberração daquele projecto que nem empresarial já é...que devem 40 e muitos milhões de euros que o Governo lá colocou e não têm forma de pagar...que já deveria ter fechado há muito tempo não fosse esse absurdo sorvedouro de dinheiros público

      Ha, e dizer que o Diário de Notícias "pega em mentiras e as publica diariamente" só mostra a mente tacanha e obstusa que possui da liberdade de imprensa! O autor do post pode nem ter contado toda a 'estória', mas o essencial deste atentado à Democracia está muito bem dito!

      Excluir
  2. Este senhor é pago pelo regime de Jardim por isso mente descaradamente , o PS e o Cds fazem publicidade no DN ocasionalmente,e com o dinheiro que recebem da Assembleia , sendo que o PSD recebe mais do dobro do valor deste dois partidos e usa-as em compra de votos ,esta publicidade nem dá pra sustentar o mesmo durante uma semana por isso é falso que situações possam ser comparáveis , quanto ao pasquim JM pertence à igreja , que tem uma quota de 1% , a outra parte é do Governo Regional .

    ResponderExcluir