Imprima essa Página Mídia Mundo: Para tudo há um limite: a verdade

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Para tudo há um limite: a verdade


O alerta veio do The Intercept. Pelo menos 8 conhecidos jornais impressos do Brasil publicaram hoje o "Manifesto pela Vida", de um grupo auto-intitulado Médicos do Tratamento Precoce Brasil.

O texto é um amontoado de bobagens, alinhadas com aquilo que a ciência deixa claro tratar-se de mentiras. O Manifesto está em espaço pago nos jornais Folha de S. Paulo (SP) e Zero Hora (Porto Alegre, RS), entre outros. Só que para o leitor comum, se está publicado significa que o veículo acredita que aquilo trata-se de verdade.

Só que não é.

Não existe tratamento precoce para o Covid-19. Mais de 250 mil brasileiros já morreram por falta de atendimento, falta de vacina e outras atitudes negacionistas como essas, defendidas por um grupo de médicos pouco conhecidos - mas rico o suficiente para pagar por espaço em impressos.

Há um limite para a busca de recursos. A verdade é uma delas - talvez a principal. Quando jornais importantes aceitam publicar mentiras como essa - que podem influenciar no pensamento dos leitores - os veículos estão fazendo justamente aquilo que não poderiam fazer: colaborando para aumentar o número de mortes.

É lamentável.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário