Imprima essa Página Mídia Mundo: A edição fim de semana

sexta-feira, 14 de abril de 2023

A edição fim de semana


Há muito os impressos buscam economizar algo em seus processos - normalmente custosos. A operação de ligar a rotativa, imprimir toneladas de papel, distribuir pela região e rezar para que alguém compre os exemplares - e assim evitar o encalhe - parece um desafio difícil de se obter sucesso dia a pós dia. Mesmo assim os impressos resistem em reduzir a frequência de suas tiragens, bem como revisar o número de páginas publicadas.

No Brasil alguns impressos já adotam a edição de fim de semana, quando sábado e domingo viram uma edição apenas. Trata-se de uma economia importante e evita que se tenha que distribuir o impresso aos domingos, onde até os pontos de venda estão fechados.

Outras marcas tradicionais cancelaram a circulação diária e lançaram apenas um impresso semanal. É outra estratégia.

O USA Today (McLean, VA), o mais importante impresso nacional dos Estados Unidos - com circulação média de 150 mil exemplares/dia - chama a edição de sexta-feira de Weekend (fim de semana). Vale de sexta a domingo. E não se preocupa com os dias de descanso. É questão de estratégia. Basta ter coragem e assumir os riscos.

Um comentário: