Imprima essa Página Mídia Mundo: Grandes fotos e algumas boas capas no RS das chuvas

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Grandes fotos e algumas boas capas no RS das chuvas


A tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul é uma situação extrema para a população gaúcha. E é em situações extremas que o bom jornalismo se destaca.

Não é por falta de grandes fotos que os impressos do RS deixaram de brilhar. Em todos há ótimas imagens. A sabedoria editorial é o que fazer com essas fotos, como passar ao leitor a emoção captada pelos repórteres-fotográficos. 

Lição 1 - Não faça a manchete e o texto entrarem "de qualquer maneira". A aplicação das palavras na capa de Zero Hora (Porto Alegre, RS) "sujou" a foto, chega a causar estranheza as palavras sobre uma árvore. Não faz sentido.
Lição 2 - Se há uma ótima foto, não divida atenções com imagens menores e sem sentido, como fez o Jornal ABC (Novo Hamburgo, RS). Mostrar o governador do Estado sentado em uma mesa só interessa ao próprio governador do Estado e à sua equipe. 
Lição 3 - Olhe bem antes de publicar. A idéia do Diário Gaúcho (Porto Alegre, RS) até foi boa, mas faltou o último olhar. O texto aplicado sobre o "buraco" da estrada interrompida tirou atenção da tragédia. Como a foto não mostra o outro lado da estrada, perdeu-se a perspectiva. E o texto prejudica o entendimento da imagem.

Brilhou o Correio do Povo (Porto Alegre, RS), pena que não há identificação do autor da foto.

Um comentário:

  1. O crédito da foto do Correio do Povo está na contra. A foto continua na contracapa, como uma capa especial.

    https://www.instagram.com/p/C6fTbadt7st/?igsh=MWJqajdraTJtejE1Yw==

    ResponderExcluir