Imprima essa Página Mídia Mundo: Um jornal do Século XIX

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Um jornal do Século XIX

O jornal Correio do Povo (Porto Alegre, RS) foi fundado em 1895.
Acaba de completar 114 anos.
E pelo jeito segue nos mesmos padrões do Século XIX, ignorando a existência de outras formas de comunicação mais ágeis como rádio, TV, Internet, SMS, etc.
Ou como explicar que na capa de sua edição de segunda-feira apareçam com enorme destaque jogos de futebol ocorridos no sábado?
Algum editor de sã consciência pode acreditar que torcedores de Grêmio ou Internacional não saibam como suas equipes saíram-se nas partidas ocorridas 36 horas antes de o jornal ir para as ruas?
Isto chama-se subestimar a capacidade informativa do leitor.
Em pleno século XXI os gaúchos têm um jornal que permanece no Século XIX.

Um comentário:

  1. Meu caro, já que abriste a porta, vamos em frente. Olha a manchete de hoje: "Linha branca continua com isenção do IPI". Linha branca???? Ah, sim: geladeiras, fogões, máquinas de lavar. Eletrodomésticos. Dá quase o mesmo número de batidas e fica bem mais claro para o leitor.
    Nos títulos das páginas internas, o mesmo problema:
    "Égua sai por R$ 42,5 mil". Por que não "vendida por"? E essa: "Agricultor morre esmagado por árvore de eucalipto". Caramba, agora vai começar a era da "árvore de figueira", "árvore de cinamomo"?
    Alô, colegas do CP: há um princípio básico de edição segundo o qual a primeira idéia de título é sempre a pior. Vamos pensar mais???

    Abraços

    Clovis

    ResponderExcluir